Acreditamos que o trabalho desenvolvido em nossa escola reflete as diretrizes curriculares do PR, sendo assim desarticulado com as DCEM. Entendemos o trabalho pela visão de Marx, no entanto não conseguimos trabalhar essa visão proficuamente com os alunos.
O sistema educacional atual é enciclopédico, fragmentado, utiliza uma metodologia tradicional e expositiva que está fadada ao fracasso.
A principal polêmica é a visão do “professor universalista”, propondo a divisão das disciplinas em áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Muitas das finalidades acima são basilares na formação do educador, entende-se que algumas das finalidades vão além do domínio de sala de aula. Trazer a vida desses alunos como base para a construção do currículo e proporcionar a autonomia é ainda um desafio, partindo da formação do próprio professor. Os professores debateram que a formação humana emancipadora é um dos principais objetivos da nossa equipe, executa-se isso na vida diária da escola. Cada professor colabora para essa formação através da sua personalidade, entendimento, seleção de conteúdos, perspectivas históricas, culturais, como exemplo, executando práticas variadas e metodologias emancipadoras ex. palestras, danças, teatros, apresentações de trabalhos, seminários, maquetes etc.
Muitos alunos entendem que o acesso à universidade se da por aulas conteudistas, que é importante ter um número maior de aulas específicas como matemática e língua portuguesa. Há um discurso social e é claro dentro da escola sobre a promoção do alunado a universidade, a necessidade de estudar muito, há uma gravidade nesse discurso que automaticamente exclui uma boa parte desses alunos. E isso acontece pela própria postura do sistema. Sugerimos que a estrutura e o sistema seja aprimorado, a formação do educador leve em conta todas as práticas possíveis, e que a médio e longo prazo as respostas chegarão em sala de aula como métodos e práticas que não diminua a importância do conhecimento teórico e sim o concilie com a prática.