Currículo

O mundo do trabalho citado no caderno 3, não significa o laboral e sim toda e qualquer ação humana. Tal ação opera a necessidade cientifica resultando na tecnologia, sendo esta norteada pela cultura.
As Diretrizes Curriculares apresentam o trabalho e a pesquisa como eixos de orientação, sendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa princípio pedagógico.
Sabe-se que o currículo escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola, mesmo sabendo que ele é flexível e além da base comum ela tem que propor, planejar e adequá-lo a realidade da comunidade a qual esta inserida levando também em conta a opinião do jovem, pois temos que considerar o que eles pensam e cabe a escola fazer esta relação.
Porém percebe-se que tais elações estão longe de sua realidade, pois os conteúdos são elaborados de uma forma muito ampla, longe da realidade dos alunos.
O que a escola ensina tem relação com este cotidiano, através da interdisciplinaridade participação nas decisões. Esse é o caminho para alcançar a qualidade do Ensino Médio. Um conhecimento se constrói de uma vivencia prática e democrática da aprendizagem.