Currículo.

Considerando que o currículo não são apenas conteúdos prontos a serem transmitidos e sim uma construção de conhecimentos e práticas intelectuais, pedagógicas, políticas e culturais, definidas em cada contexto histórico, a partir da finalidade e dos objetivos educacionais desejados, a escola deve assegurar o acesso ao conhecimento historicamente construído e sistematizado, nas diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, necessitamos refletir formas de organização curricular, visando a busca da ressignificação dos saberes e práticas escolares, essenciais à formação humana, articulando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, que se constituem como o eixo integrador do currículo do ensino médio. Acredito, que a cada dia, buscamos ações educativas para a melhoria da qualidade de educação, buscando um currículo que seja inclusivo, intercultural, propondo uma seleção de conceitos fundamentais por área de conhecimento, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos, a fim de superar uma organização de currículo que se caracteriza pela fragmentação do conhecimento e hierarquização das disciplinas.