CURRÍCULO

1. Pressupostos e fundamentos para o Ensino Médio de qualidade social: sujeitos do Ensino Médio e formação humana integral
1.1. A necessidade de superar o caráter enciclopédico, dualista, fragmentado e hierarquizante do currículo do Ensino Médio
Há e sempre houve uma indefinição quanto a finalidade do estudo do ensino médio. Partindo-se do princípio de que o ensino serve sempre a uma camada da sociedade. Percebe-se ao longo dos tempos essa dualidade de objetivo: ora prepara o sujeito para o ensino superior ora para a profissionalização e isso comprovadamente observamos na lei de 1942 quando o ministro Capanema definiu a educação do ensino médio que preparava a elite para o comando  e onde o ensino era descontextualizado.

1.2.Em defesa de uma perspectiva curricular  menos fragmentada e mais integradora
Diante dessa sociedade e da necessidade de sujeitos críticos,  criativos, conscientes e suas diferenças culturais ,sociais e econômicas temos que :
-acolher o desafio de pensar a formação humana em sua plenitude (integral);
-superar a dicotomia: humanismo e tecnologia, a hierarquia entre saberes, áreas.
Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura são o eixo que deve organizar todo o currículo escolar. Esse currículo deve ser capaz de dar novo sentido à escola, resinificar os saberes ,promover a compreensão do mundo do trabalho, da cultura, das inter-relações entre esses campos e o desenvolvimento científico e tecnológico fazendo a apreensão crítica dos valores.
Tem-se ainda duas implicações bem consideráveis: o conhecimento dos educadores e a fundamentação teórico metodológica das DCNEM.

1.3.Reconhecimento do currículo como uma construção coletiva
Toda ação educativa é intencional. O quê ensinar, e porquê ensinar é um fazer político e coletivo e isso parte do planejamento até a avaliação.” O planejamento curricular confere materialidade às ações politicamente definidas pelos sujeitos da escola.”Por isso é preciso priorizar a busca da unidade entre o que se planeja  e o que se realiza ou seja, o planejamento deve partir da realidade concreta e atingir as finalidades da educação básica definidas no projeto coletivo da escola.

1.4.O reconhecimento das dimensões explicativas e prescritivas do currículo
Entendendo-se que o currículo é a seleção dos conhecimentos e práticas acumulados historicamente, no século XX o planejamento era orientado pelas vias do modelo capitalista das técnicas do trabalho fabril (Taylorismo); em 1976 Tyler prima pelos processos técnicos; em 1982 há uma estreita relação entre a organização da sociedade e a do currículo que passa a ser utilitarista; em 1983 Giroux começa a discutir e fazer pensar sobre a tomada de consciência entre as relações de poder e as ideias de emancipação e libertação do jugo da submissão .É a vez de refletir sobre os autores da seleção do currículo e o que nele está prescrito e ou oculto.
2.Dimensões da formação humana:trabalho,ciência,tecnologia,cultura e os sujeitos do Ensino Médio

2.1.Um convite ao estudo e reflexão a partir do fazer pedagógico e do ser professor
A prática pedagógica precisa de uma concepção que oriente o dia a dia do professor assim ele poderá propor uma formação humana integradora e libertadora. A sua ação concreta deve se embasar numa concepção libertadora.

2.2.Sujeitos do Ensino Médio,conhecimento escolar e as dimensões do trabalho ,da ciência, da tecnologia e da cultura

As Diretrizes Nacionais do Ensino Médio, instituídas pelo parecer 05/2011 do CNE/CEB  nos coloca  o processo educativo  em frente aos sujeitos do Ensino Médio  e sua fase formativa.Esses jovens vem de um contexto do trabalho onde buscam seu sustento e trazem uma diversidade própria. Se consideram donos das próprias ações.
Articular a ciência, o trabalho, a tecnologia e a cultura são objetivos do Ensino Médio e isso assegurará o conjunto de conhecimentos e saberes científicos éticos e estéticos a partir da diversidade desses sujeitos. Pois essa é uma juventude que busca autonomia e  tem desejos a serem alcançados.

2.3.Os conceitos estruturais do Ensino Médio na perspectiva da formação humana
O Ensino Médio inclui a formação humana integral e o trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O estudante deve compreender que o conhecimento e os valores de um tempo histórico e de um grupo social são característicos das relações sociais e da produção.

3. Uma ação curricular integrada para uma formação humana integral
3.1.O resgate do conhecimento escolar no campo do currículo
O conhecimento ocupa lugar central no currículo. Young afirma que o conhecimento escolar precisa ultrapassar a dimensão local e deve oferecer bases para a compreensão entre o universal e o particular.
O conhecimento e sua expressão escolar são produtos histórico-culturais. São elemento essencial do desenvolvimento cognitivo do estudante  e o formam ética e politicamente.
As DCNEM propõem a leitura da realidade, pois, a pesquisa, aparece como o princípio pedagógico e leva o estudante na direção da curiosidade e crítica.

3.2. O sentido da formação humana integral
A sociedade é marcada por práticas sociais excludentes, a formação do jovem deve levá-lo a reflexão e crítica.
O jovem deve ser visto e pensado na formação humana integral, na sua plenitude: dimensão intelectual, afetiva, social, corpórea que gerará a autonomia intelectual e moral.
Outro grande desafio é manter no jovem o gosto pela escolarização.

4. A integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática escolar.
O currículo é o coração da escola; o papel do professor é fundamental na elaboração de currículos mais atraentes.

4.1. O currículo do Ensino Médio e as dimensões do trabalho, de cultura, da ciência e da tecnologia.
Os currículos são uma construção; são orientados pela dinâmica da sociedade. Há que se definir as disciplinas e áreas do conhecimento das atividades integradoras.

4.2. Caminhos possíveis na construção de uma perspectiva curricular integrada. São desafios do currículo:
-ser inclusivo e intercultural;
-superar o dualismo da formação geral e profissional;
-ter um caminho motivador: integração entre trabalho, tecnologia, cultura e ciência;
-articule formação  cultural e trabalho produtivo;
-aproxime ciências naturais e ciências humanas;
-Seleção de conceitos fundamentais por área de conhecimento;
-grande mapa curricular;
-articular vida cidadã com o mundo do trabalho;
-viabilizar projetos interdisciplinares.

Professores Cursistas:

Alda Maria da Silva Della Rosa
Bárbara Gerusa Hermann
Carla Mariza Heck
Cleusa Piovesan
Dirceu Alchieri
Diva Celésia Gallas Mallmann
Iliani Hermann
Ivete Ronssoni Giacomelli
Jair Dilceu Weich
Katiane Beatriz Riediger
Lucilene Valoá de Souza
Marcos Antonio Gallas
Maria Rosa Kovaleski Piva
Neivor Kessler
Neusa Lisnei Gais
Rozimari Kempa Batistella
Salete Cavasini
Silvana Defendi Piva
Silvane Schuller
Zaida Teresinha Parabocz