O currículo que o mesmo deve ou devia expressar, sempre, as necessidades da sociedade; necessidades essas traduzidas por conteúdos teóricos e práticos que vem ser repassados, de forma sistemática, aos alunos.
Os educandos que estão no ensino médio já possuem uma trajetória escolar, tendo adquirido algumas habilidades e o ensino médio lhes possibilita a continuação da formação básica necessária a todo cidadão. Estes educandos possuem características que norteiam o tipo de educação que a escola deve lhes oferecer.
Portanto essa etapa é fundamental no processo educativo, e que deve contemplar tanto a formação geral como a preparação para o mercado de trabalho, e deve ter para esse jovem um significado de superação de suas dificuldades, decorrentes da fase de transição ou adolescência. Por isso é extremamente importante que esses jovens tenham um acompanhamento, que ele encontre dentro da escola parceiros que o incentivem a buscar o conhecimento, que respondam às suas dúvidas e os oriente para encontrar as respostas necessárias para que possam formar suas opiniões, convicções e que sejam capazes de construir o novo, de se lançarem na sociedade sem medo de mostrar suas capacidades.
E hoje justamente onde está o desafio para a escola que o currículo possa fazer essa ligação entre vida real do aluno e os conteúdos sistematizados. Temos que procurar caminhos para que isso de fato aconteça.