Colégio Estadual Ivo Leão - NRE Curitiba
Reflexão e Ação - Caderno III – INDIVIDUAL
CURRÍCULO ESCOLAR
Nossa reflexão sobre o currículo escolar se assenta na preocupação de entender o currículo como uma produção histórica intencional. Pensar sobre o currículo é discutir a vida, visão de ser humana, a sociedade que almejamos, função social da escola enquanto instituição formadora de sujeitos.
Considerando que o currículo é uma produção histórica intencional, significa dizer que ele cumpre uma função qualquer, visa um télos, um fim qualquer, busca um objetivo. Ao fazermos uma analise mais criteriosa é possível identificar que o currículo escolar produz e reproduz a sociedade tal qual ela se encontra, desigual. Uma sociedade sem as mesmas condições de oportunidades para seus membros. A forma como o currículo é imposto e cobrado pelas diretrizes educacionais nos dá a impressão de que basta apresentar tais conteúdos e teremos um ser humano formado e preparado para a vida. No slogan parece transformador, mas em essência é conformista, basta observar que o aluno que hoje conclui o ensino médio em uma escola pública não está preparado para ocupar nenhum posto na sociedade, a não ser o de mão de obra barata a ser explorada. Assim fica a pergunta: que educação é esta que as escolas estão oferecendo cumprindo este currículo?
A educação que temos hoje reflete as condições objetivas da sociedade em que vivemos. É a educação de um país capitalista periférico, permeado por inúmeras contradições, dentre estas deve apresentar numero, quantidade ao invés de qualidade, isso devido o Brasil dento do cenário internacional imperativamente honrar compromissos. Não obstante a educação é pintada como à condição de solução para todos os problemas sociais que enfrentamos. Cabe-nos pensar, por que o currículo é dessa forma e não de outra? Porque esta educação não é de fato transformadora? Mais uma vez enfatizarmos, se o currículo é refletir sobre a vida, que ser humano queremos, que sociedade buscamos e que escola devemos ter para o futuro que esperamos, devemos ser ousados para gestar o novo e dar-lhe vida. Potencializar uma educação transformadora.
Sendo assim urge alçarmos voos com olhar em novos horizontes. Refletir e sonhar com uma nova sociedade. Necessariamente precisamos de uma outra escola que seja capaz de assegura a todos, indistintamente, uma formação cultural e científica para a vida pessoal e profissional cidadã, de qualidade, possibilitando uma relação autônoma, critica e construtiva com a cultura, em suas várias manifestações, provida pela ciência, técnica, estética e ética assim como pelo cotidiano pessoal e social. Para tanto precisaremos resgatar nossa essência de águia que nasceu para voos altos e longos e nos livrar da domesticação que nos foi imposta nos obrigando a assumir característica de galinha que passa a vida ciscando nos limites do galinheiro.