p { margin-bottom: 0.21cm; }
CUIDADOS COM A ÁGUA: PRESERVAÇÃO, CONSICIÊNCIA E POLÍTICAS...
A falta de água tornou-se uma preocupação mundial, pois afeta diretamentamente a humanidade. De acordo com Francisco Esteves: “Há muito tempo nós ambientalistas (…) observamos a destruição mais crescente das matas, os aterros, construções irregulares, tudo o que é fundamental para o crescimento (…) como em todo Brasil se tornou algo visível.” Sabe-se que historicamente nunca houve uma preocupação direta com a água, em virtude da abundância que tinha. E, com o progresso, cidades construídas às margens dos rios, ignoravam riscos futuros. Somando-se a isso, a destruição ambiental e a poluição residencial e industrial, tornou-se necessário (…) “reflorestar a matas das galerias e preservar ainda o que existe. Não se pode mais autorizar (…) a desmatar florestas.”, cita ESTEVES.
Por isso, estão sendo feitas campanhas, filmes, animações, músicas, postagens nas mídias, poesias, tirinhas, quadrinhos, fóruns mundiais, chamando a atenção para o assunto, que é alarmante.
E ainda, instituições de ensino público-privado infantil, fundamental, médio e superires; focados no problema. Conclui ESTEVES : “(...) a água tem que se tornar uma política de Estado.”
Diante de um tema tão relevante, nossa Instituição discutiu e programou uma unidade de ensino envolvendo os compomentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.
LÍNGUA PORTUGUESA:
* Trabalhar a letra da musica PLANETA ÁGUA de Guilherme Erantes;
* Produção JORNALISTICA;
* ( Mitos e lendas CATARATAS DO IGUAÇU);
* Entre outras.
HISTÓRIA:
* Importância dos rios para as primeiras civilizações;
* A indústria e a organização;
* Exploração do ouro e as mudanças no meio ambiente ( Serra Pelada);
* Atividade extrativista no Brasil Colonial;
* Entre outras.
GEOGRAFIA:
* Êxodo Rural e mudança na construções e estradas;
* Mecanização do campo;
* Aspectos sócio- econômicos que influenciaram a poluição do Rio Iguaçu;
FILOSOFIA
* Carta da Terra ( Leonardo Boff);
* Leitura dos filósofos da Natureza, Pitágoras, Talis de Mileto;
* Aquífero Guarani ( lençol freático);
* Entre outras.
INGLÊS:
* Tradução da música PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes);
* A contribuição dos ingleses na construção de estradas de ferro no Brasil;
* Influência dos ingleses na ocupação do território paranaense, que corresponde a cidade de Londrina;
* Trabalhar a letra da música do cantor STING (The Police);
* Entre outras.
SOCIOLOGIA:
* A ocupação das periferias de Curitiba, anos 70;
* Mudanças ambientais em consequências das ocupações;
* Falta de políticas públicas para atender as famílias das periferias urbanas, saneamento básico;
* Entre outras.
ARTE:
* Filmagem;
* Músicas do cantor STING (The Police)., Planeta água Guilherme Arantes, Baleia Roberto Carlos;
*Passeio na SANEPAR;
* Arte indigena;
*Entre outras.
MATEMATICA
* Densidade demografica de Curitiba e região metropolitana;
*Análise de produção de grãos no Paraná ( EMBRAPA) e do crescimento populacional ( IBGE);
*Entre outras.
FISICA
*Incidência de raios no estado do Paraná, decorrente das mudançs ambientais e climaticas;
*Geração de energia ;
*Entre outras.
QUIMICA
* Nível de óxigenio da água decorrente da poluição urbana ( industrial, e residencial.);
*Tratamento da água e de esgoto;
* Mudanças no ecossistema e na cadeia alimentar; em consequencia do desmatamento.
* Dessalinação da água do mar, pesquisas de países que já realizam essa dessalinação.
* Entre outras.
BIOLOGIA
*Mudança no ecossistema do estado do Paraná;
* Biomas das araucárias e da Serra do Mar;
*Passeios a parques públicos, zoológicos, exposições de museus de história natural;
*Propor feira de Ciências;
*Reciclagem de materiais na Escola.
*Entre outras.
AVALIAÇÃO
Observar se os alunos mantêm a relação entre sociedade e natureza ao explicar os impactos ambientais provocados pela escassez da água. Nesse mesmo contexto, observar se abordam as escalas espaciais e temporais de maneira adequada à situação apresentada.