CUIDADOS COM A ÁGUA: PRESERVAÇÃO, CONSICIÊNCIA E POLÍTICAS...

p { margin-bottom: 0.21cm; }

CUIDADOS COM A ÁGUA: PRESERVAÇÃO, CONSICIÊNCIA E POLÍTICAS...

 

A falta de água tornou-se uma preocupação mundial, pois afeta diretamentamente a humanidade. De acordo com Francisco Esteves: “Há muito tempo nós ambientalistas (…) observamos a destruição mais crescente das matas, os aterros, construções irregulares, tudo o que é fundamental para o crescimento (…) como em todo Brasil se tornou algo visível.” Sabe-se que historicamente nunca houve uma preocupação direta com a água, em virtude da abundância que tinha. E, com o progresso, cidades construídas às margens dos rios, ignoravam riscos futuros. Somando-se a isso, a destruição ambiental e a poluição residencial e industrial, tornou-se necessário (…) “reflorestar a matas das galerias e preservar ainda o que existe. Não se pode mais autorizar (…) a desmatar florestas.”, cita ESTEVES.

Por isso, estão sendo feitas campanhas, filmes, animações, músicas, postagens nas mídias, poesias, tirinhas, quadrinhos, fóruns mundiais, chamando a atenção para o assunto, que é alarmante.

E ainda, instituições de ensino público-privado infantil, fundamental, médio e superires; focados no problema. Conclui ESTEVES : “(...) a água tem que se tornar uma política de Estado.”

Diante de um tema tão relevante, nossa Instituição discutiu e programou uma unidade de ensino envolvendo os compomentes curriculares da área de maneira interdisciplinar.

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

 

* Trabalhar a letra da musica PLANETA ÁGUA de Guilherme Erantes;

* Produção JORNALISTICA;

* ( Mitos e lendas CATARATAS DO IGUAÇU);

* Entre outras.

HISTÓRIA:

* Importância dos rios para as primeiras civilizações;

* A indústria e a organização;

* Exploração do ouro e as mudanças no meio ambiente ( Serra Pelada);

* Atividade extrativista no Brasil Colonial;

* Entre outras.

    GEOGRAFIA:

     

    * Êxodo Rural e mudança na construções e estradas;

    * Mecanização do campo;

    * Aspectos sócio- econômicos que influenciaram a poluição do Rio Iguaçu;

      • A distribuição da população no espaço de acordo com os recursos hídricos

      • Entre outras.

    FILOSOFIA

     

    * Carta da Terra ( Leonardo Boff);

    * Leitura dos filósofos da Natureza, Pitágoras, Talis de Mileto;

    * Aquífero Guarani ( lençol freático);

    * Entre outras.

    INGLÊS:

     

    * Tradução da música PLANETA ÁGUA (Guilherme Arantes);

    * A contribuição dos ingleses na construção de estradas de ferro no Brasil;

    * Influência dos ingleses na ocupação do território paranaense, que corresponde a cidade de Londrina;

    * Trabalhar a letra da música do cantor STING (The Police);

    * Entre outras.

    SOCIOLOGIA:

     

    * A ocupação das periferias de Curitiba, anos 70;

    * Mudanças ambientais em consequências das ocupações;

    * Falta de políticas públicas para atender as famílias das periferias urbanas, saneamento básico;

    * Entre outras.

    ARTE:

     

    * Filmagem;

    * Músicas do cantor STING (The Police)., Planeta água Guilherme Arantes, Baleia Roberto Carlos;

    *Passeio na SANEPAR;

    * Arte indigena;

    *Entre outras.

     

    MATEMATICA

    * Densidade demografica de Curitiba e região metropolitana;

    *Análise de produção de grãos no Paraná ( EMBRAPA) e do crescimento populacional ( IBGE);

    *Entre outras.

    FISICA

    *Incidência de raios no estado do Paraná, decorrente das mudançs ambientais e climaticas;

    *Geração de energia ;

    *Entre outras.

    QUIMICA

    * Nível de óxigenio da água decorrente da poluição urbana ( industrial, e residencial.);

    *Tratamento da água e de esgoto;

    * Mudanças no ecossistema e na cadeia alimentar; em consequencia do desmatamento.

    * Dessalinação da água do mar, pesquisas de países que já realizam essa dessalinação.

    * Entre outras.

    BIOLOGIA

    *Mudança no ecossistema do estado do Paraná;

    * Biomas das araucárias e da Serra do Mar;

    *Passeios a parques públicos, zoológicos, exposições de museus de história natural;

    *Propor feira de Ciências;

    *Reciclagem de materiais na Escola.

    *Entre outras.

    AVALIAÇÃO

     

    Observar se os alunos mantêm a relação entre sociedade e natureza ao explicar os impactos ambientais provocados pela escassez da água. Nesse mesmo contexto, observar se abordam as escalas espaciais e temporais de maneira adequada à situação apresentada.