Crise no fornecimento de água e energia

 

 

Colégio Estadual Trajano Grácia. Ensino Fundamental e Médio

 

Crise no fornecimento de água e energia

 

Orientadora e Cursistas do Pacto E. M. 2014/2015 [1]

 

RESUMO

 

Este trabalho apresenta uma sequência de atividade de ensino desenvolvida de forma interdisciplinar com foco em uma temática relevante para a atualidade, a crise no fornecimento de água e energia, o qual nos leva a uma reflexão sobre os aspectos que propiciaram tal situação e possíveis ações que podem ser trabalhada afim de que haja uma conscientização por parte de todos os envolvidos neste processo.

 

Palavras chaves: Água, energia, crise, conscientização.

 

1- Introdução

Existe a necessidade da água, para a sobrevivência do ser humano e de todo tipo de vida na Terra. As primeiras civilizações são denominadas civilizações fluviais, pois se desenvolveram em torno de rios devido à necessidade da água, como é o caso do Egito, da Mesopotâmia, por exemplo.

No decorrer dos tempos as necessidades ampliaram o uso da água, a irrigação para a agricultura, os diques como reservatórios, a maquina a vapor, a produção de energia elétrica, proporcionaram o desenvolvimento, mas por outro lado também tem contribuído para esgotar esse recurso tão precioso.

 

2-Abordagem nas Ciências Humanas

As ciências humanas, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, darão inicio a abordagem do tema explicitando através de aulas expositivas os temas referentes ao uso e utilização da água no decorrer da história, contribuindo para a formação dos povos e auxiliando o desenvolvimento de relações sociais, econômicas, culturais, essas relações podem ser trabalhadas através das ciências humanas, a história contribui com o histórico, a geografia com questões geográficas, (localização, deserto), a sociologia com as relações em sociedade e o uso da água, ou a falta dela e a filosofia contribui com reflexões acerca das ideias do filosofo Tales de Mileto acerca da origem do Universo que segundo ele seria da água, e atualmente a questão filosófica, pode problematizar a questão de como preservar a vida na terra.

 

[1] Lilian Zainedin, Ana Claudia Valenga Venar, Carlos Gutervil, Crislaine Luteski Klems, Crislaine Vieira Monteiro, Luzia Aparecida Chami, Renata Daniela Molinari Prado, Tani de Fátima Cardoso, Vera Lucia Correia Setnarski, Vera Maria Borges de Carvalho.

3. Abordagem das Ciências da Natureza

 

As Ciências da Natureza abrangem os conceitos da Biologia, Física e Química que têm como objetivo proporcionar a compreensão dos fenômenos que envolvem a realidade dos seres vivos.

No seguinte tema “Crise no fornecimento de água e energia”, abordamos primeiramente os conteúdos sobre a água. Segundo Canto (2012), o ser humano não vive mais de seis dias sem água, e no mundo a cada 100 litros de água consumida, 8 se destinam ao uso doméstico. Outro dado que pode ser citado é que o nosso país consome aproximadamente cerca de 986 mil litros de água por segundo (Agência Nacional de Águas, 2011). Após, esses exemplos e alguns outros, será trabalhado com o data-show a versão animada de esquemas sobre as Fontes de Captação e Distribuição de Águas, do site SABESP, onde podemos encontrar curiosidades e jogos, questionando os alunos “Como ocorre essa captação e distribuição de água na cidade que residem?”, e a “Sequência e diferenciação das etapas de Floculação, Decantação, Filtração e Cloração”.

No laboratório de ciências fazer a análise da composição da água, explicando, que a combinação de dois átomos de hidrogênio (H2) com um átomo de oxigênio (O) formará uma substância pura e composta o H2O, ou seja, a água e com auxílio do microscópio ou lupa eletrônica poderá observar os microrganismos existentes na água. Após, essa explicação básica serão realizados experimentos de separação de misturas homogêneas (evaporação, destilação simples, solidificação fracionada e fusão); e separação de misturas heterogêneas (filtração, decantação, dissolução, levigação e flotação). Outra, experiência é de medir o pH da água e comparar com pH de outras substâncias.

No conteúdo de energia será iniciado com um vídeo explicativo, para na sequência, citar que a energia não é matéria, mas é a energia que faz com que a matéria seja sólida, líquida e em vapor. A energia pode se manifestar em várias formas, por exemplo, energia elétrica se transforma em energia luminosa nas lâmpadas e energia calorífica (calor) no chuveiro; quando comemos, a energia do alimento se transforma em energia química dentro do nosso organismo (CRUZ, 2002).

Também com apoio de versões animadas, será explicado como ocorre a captação de energia e como funciona a Hidroelétrica; energia eólica; energia pelas ondas do mar (maremotriz) e termoelétricas (gás natural, usina nuclear). Citando que as usinas hidroelétricas dependem da queda-d’água e é aproveitada para girar a turbina que permite um gerador gere energia elétrica. Serão feitos experimentos de eletrodinâmica (como ocorre corrente elétrica, eletricidade, montar um campo elétrico e circuitos elétricos, e explicar como funcionam os aparelhos consumidores).

 

 

4- Abordagem na Área da Matemática

A contribuição da matemática será através da analise de faturas de energia elétrica e de água, dos alunos de suas residências de modo a estabelecer uma relação entre valores e consumo dos últimos meses, transpondo nos resultados por meio de gráficos, os quais proporcionarão uma reflexão critica e conscientizadora sobre o tema abordado.

 

5- Abordagem na Área da Linguagem

Nas linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Arte) através de documentários em vídeos e leitura será feita a abordagem do tema “A crise no fornecimento de água e energia”. Também serão utilizados fragmentos do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e áudio de músicas em inglês e/ou espanhol, como parte dessas abordagens.

 

Para encerrar o tema trabalhado, os alunos desenvolverão folders demonstrativos de como ser trabalhada a água e a energia com foco na sustentabilidade ambiental, e apresentar/distribuir aos demais colegas e a toda comunidade escolar, objetivando a conscientização dos mesmos.

 

 

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Agência Nacional de Águas. Conjuntura de recursos hídricos no Brasil. ANA – Brasília, 2011.

CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano. 4. Ed. – Moderna. São Paulo, 2012.

CRUZ, Daniel. Química e Física. Ática – São Paulo, 2002.

SABESP. Clubinho Sabesp. São Paulo. Disponível em: <http://www.clubinhosabesp.com.br/>. Acesso em: 02 Set. 2015.