Corrida de Orientação

PERCURSO INVESTIGATIVO
Coordenação Regional de Ensino Plano Piloto/Cruzeiro
Centro Educacional 2 do Cruzeiro
Título: Corrida de Orientação
Autores: Robert Lamas Correa, Marco Antônio, Ivanildo Almeida Guimarães e Fábio da Silva.

1-Objeto de estudo. (Caracterização da situação-problema).
        Utilização de coordenadas geográficas, identificação do bioma do cerrado e aplicação de conceitos físicos.

1.2-Qual é o problema geral identificado para estudo neste percurso investigativo?
        Dificuldade de utilização e aplicação de conceitos das ciências naturais em aspectos do cotidiano.
1.3-Por que ocorre o problema geral? Justificativa.
        Falta de associação de relacionamento do lúdico com o concreto e a não edificação dos conceitos.

2- Delimitação do problema.
         Aplicação de conceitos na prática. 
        Tem subproblema?
         Sim

2.1.1-Qual é o subproblema 1?

        Falta de aplicação de conceitos práticos.

  2.1.1.2-Por que ocorre o problema 1?

        Pouco espaço para vivencia e transpor as barreiras da sala de aula.

  2.1.2-Qual é o subproblema 2?

         Desenvolvimento de conteúdos apenas no âmbito acadêmico e somente teórico.

  2.1.2.1-Por que ocorre o problema 2?

        Tempo e ausência de laboratórios e salas ambientes efetivas.

3-Desenho do plano de ação para investigação do problema. (Demonstrar aqui o desenho geral do desdobramento das aulas, para solução do problema geral e para solução dos subproblemas, quando identificados).

3.1-Como o problema geral será estudado?

        Construção dos conceitos em sala de aula com a utilização de livros textos, internet e leitura de artigos acadêmicos.

3.2-Como o subproblema 1 será estudado?  (Se houver)

       Leitura de artigos acadêmicos e científicos.

3.3- Como o subproblema 2 será estudado? (Se houver)

Leitura de artigos acadêmicos e científicos.

Séries 1ª,2ª e 3ª Séries

Arte: 
Apresenta,cão das fotográficas em exposição.

EDF:

Verificacao na prática da respiração aeróbica e anaeróbica.

Inglês:

Leitura de artigos acadêmicos e científicos.

Português:

Contrucao e relatório e apresentação de artigos.

Biologia

Aprendizagem de conceitos de ecologia.

Física

Aplicacao do conceito de alavancas e roldanas  em sitema de escaladas

Química

Analise de ph da agua.

Matemática

Calculo dos sitemas de roldanas e alavancas.

Calculo de tempo em corrida de orientação.

Geografia

Coodenadas geográficas com utilização de GPS e bussola.

       

5-Execução prática do plano de investigação. Indique como colocar o plano em ação 

Metodologia:

Saída de Campo.

Teoria:

Estudo preliminar dos conceitos em questão.

Prática:

Saída de campo para chapada imperial (50 km do DF).

Procedimentos: 

Corrida de orientação com desenvolvimento de conceitos cinetificos teóricos na prática.

6-Apresentação de resultados e avaliação versus processos (aprofundar o conflito conceitual e processual). Demonstrar resultados por meio de gráficos, tabelas, relatórios, vídeos.

6.1-Processo de avaliação Critérios para avaliação( Ver Diretrizes de avaliação da SEEDF):

Relatorios confeccionados com a saída e apresentação dos painéis criados pelos alunos.

6.2-Demonstrar resultados:

Tabelas:

Apresentacão da utilização dos tempos cronometrados, e analise fisiológicos do corpo com as atividades aeróbicas e anaeróbicas.

Gráficos:

Exposicão das tabelas em gráficos e setores e histogramas gerados pelo SPSS.

Relatórios:

Sobre o trabalho desenvolvido em língua portuguesa e abstract (inglês).

Produção de painéis fotograficos:

Desenvolvimento dos painéis junto as aulas de arte plástica.