As contribuições do PIBID na minha formação enquanto futura pedagoga.

Ao fazer parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) na escola Estadual de Educação Tecnológica do Pará Prof, Anísio Teixeira, tive a oportunidade de acompanhar a implantação de uma proposta nova e desafiadora como a do Ensino Médio Integrado na escola. Pude sentir o quanto o papel da escola é importante para que se estabeleça efetivamente propostas e reflexões que possam mudar a vida de jovens estudantes, bem como, as dificuldades enfrentadas pela instituição para a materialização deste projeto.
Durante o período de realização desse projeto, intitulado “Projeto de valorização e qualificação de profissionais para a implementação do ensino médio integrado nas escolas de educação profissional do Pará”, passamos por várias etapas da pesquisa como: entrevista com os docentes, técnicos, e alunos, o que permitiu que entrássemos em contato com diferentes modos de ver e conduzir a realidade, dentro de uma instituição escolar. Por diversas vezes tivemos conversas informais com professores e técnicos da escola o que se configurou como uma troca de experiências, que nos permitiu diversas aprendizagens no âmbito das práticas escolares.
Além de participarmos de diversos momentos que fazem parte do calendário escolar como: Feira da Cultura, Sarau Literários, Show de talentos, Festas Juninas, entre outros. Estes momentos nos permitiu um contato maior com os alunos da escola, nos fazendo perceber que ao se trabalhar em uma instituição escolar recebemos uma “energia extra” de jovens que estão começando a se formar enquanto cidadãos, dentre outras contribuições.
No decorrer do projeto tivemos a oportunidade de participar da coordenação do GTs (Grupos de Trabalhos) no Fórum de Educação Profissional que ocorreu na escola, realizamos oficinas de formação de professores, e elaboramos artigos com temáticas envolvendo a pesquisa na escola. Além de contribuir com a instituição na reelaboração de seus documentos, pois, através de nossas análises destes documentos, alguns pontos apontados por nós bolsistas puderam ser revistos. Tais experiências me propuseram autonomia, responsabilidade, habilidade de falar em público, e habilidades de leitura escrita, entre outras contribuições.
O PIBID na minha formação se configurou como um enorme diferencial, pois entrar em contato com a realidade de uma escola pública, e poder vivenciar diversos momentos e refletir sobre estes é uma aprendizagem ímpar que contribui significativamente, na formação de profissionais que futuramente estarão imersos nessa realidade.

AUTORA: ELOAR BRITO.