“CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA HISTÓRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA INTELECTUAL E MORAL DOS ALUNOS”

Reflexão e Ação - páginas 34 e 35 Livro III

  Quando se aborda o atual momento da disciplina de História no Ensino Médio, é preciso retomar os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM-1999), o projeto que se tornou prática e que se constitui na política geral de desenvolvimento social. Essa política salienta a necessidade do aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser. De forma que essa política se realize, há uma longa e definitiva caminhada, que depende, entre outros fatores, da prática docente e das diversas práticas sociais articuladas e dinâmicas que possibilitem a formação integral do educando, preparando-o  para a vida, apresentando-lhe alternativas que propiciem o saber fazer.
O saber histórico deve garantir o conhecimento e a valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural humano, posicionando-se contra qualquer discriminação contra diferenças de cultura, classe social, sexo, crença, etnia ou de outras características individuais e sociais. O estudo da História deve reconstruir a ação  e a interação dos homens no desenvolvimento de suas atividades, em diferentes espaços e tempos, considerando as variadas formas de organização social, num processo permanente de  transformações.
Em nossa prática docente tudo tem um início, o começo, por mais simples que seja -  de um longo processo cujos fins serão seus alicerces norteadores. Mas qual será o sentido da nossa prática docente? Preparar os educandos para a participação, para a cidadania e para torna-los conscientes do seu papel de sujeitos transformadores de seu presente.

Professor: EDSON JOSÉ NEVES ( HISTÓRIA) -  C. E. NEWTON FERREIRA DA COSTA – CURITIBA.