CONTRIBUIÇÃO PARA DESPERTAR A CIDADANIA.

CADERNO III

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PEDRO LUIZ MESSIAS - ENS. FUND. E MÉDIO - TRÊS BARRAS DO PARANA (PR)

No sistema educacional existente, apesar de todas as mazelas, a função social da escola perpassa pelo caminho da intencionalidade para contribuir na formação humana e intelectual do educando. As atividades presentes que relacionam teoria/prática contribuem de forma significativa para que o aluno consiga visualizar a importância dos saberes que lhe são proporcionados. Partindo desta ideia, tomamos como exemplo uma análise interpretativa de um discurso, como em uma propaganda eleitoral, levar o aluno refletir todas as intencionalidades existentes neste discurso. Neste exemplo ainda, pode ser levado em consideração às interpretações matemáticas dos dados de uma pesquisa eleitoral, bem como o processo histórico de como aquele discurso foi produzido e os diversos aspectos envolvidos.
Diante do exposto, é notável que sempre estamos abertos para que ocorra as mudanças necessárias para dar um suporte adequado aos jovens possibilitando sua interação na sociedade, tornando-se assim um sujeito agente, emancipado  e autónomo agindo de forma consciente nas situações cotidianas.