A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES E OS PENSAMENTOS MATEMÁTICOS - COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA JÚLIA WANDERLEY - CASCAVEL PR
Este trabalho foi elaborado a partir do pressuposto de que a escola é o espaço de construção de saberes e a matemática por sua vez, é a responsável pelos aspectos teóricos, históricos e práticos dos conteúdos específicos que lhe são designados para garantir os saberes comuns necessários a todos os estudantes do Ensino Médio.
Com o objetivo de identificar várias situações nas quais os pensamentos matemáticos são usados no cotidiano, foram analisados os conteúdos de diversos componentes curriculares de uma mesma turma, pensando na relação, interação e contextualização entre conceitos e conteúdos.
Na Matemática os sistemas lineares foram trabalhados por meio de atividades de resolução de sistemas lineares homogêneos, atribuindo valores para as incógnitas. Posteriormente os alunos testaram as hipóteses, verificando se a solução estava certa ou errada. Em seguida apresentaram a solução geométrica do sistema classificando-o.
Nessas atividades pode-se identificar o Pensamento Indutivo, criando hipóteses para resolver o sistema; Pensamento lógico-dedutivo, verificando suas hipóteses diretamente no sistema e Pensamento geométrico espacial percebendo que o encontro de duas retas é a solução geométrica de um sistema de equações.
As atividades com Reações Químicas e Estequiometria levaram os educandos a reconhecerem e classificarem reações químicas envolvidas nas indústrias de cosméticos, medicamentos e alimentos; Identificando os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas das moléculas nas equações químicas; Também fizeram o balanceamento das equações químicas, estabelecendo relações entre massa e quantidade de matéria. No desenvolvimento das atividades de Química ficou evidente o pensamento indutivo, quando os educandos constroem hipóteses; O raciocínio lógico-dedutivo, quando os educandos comprovam os fatos ou criam novas regras através de fórmulas; O pensamento não-determinístico, pois cálculos de estatística e da probabilidade foram aplicados em cálculos de média, média ponderal, erros e rendimento.
Na Língua Portuguesa e Inglesa por meio da Produção textual as atividades foram dirigidas para a dissertação argumentativa, o que levou ao Pensamento dedutivo.
Na disciplina de Arte foi por meio de pesquisas que o Cubismo foi abordado como um movimento artístico que surgiu por volta de 1917 e provavelmente é um dos mais comentados até hoje, seja pela fama de um de seus idealizadores, Pablo Picasso, ou pela revolução que o movimento provocou nas artes visuais. Com essa atividade, os alunos tiveram contato com as características do cubismo e em seguida produziram uma obra com esse estilo permitindo a identificação da Visão geométrico-espacial.
O estudo dos povos Fenícios abordando a criação das 22 letras do alfabeto fonético foi a atividade realizada na disciplina de história. Pela análise das escritas cuneiformes e iconográficas dos povos antigos, que misturavam desenhos e símbolos até chegar as letras do nosso alfabeto atual pode-se identificar a Visão geométrico-espacial.
A genética, explicação de conceitos sobre herança genética, análise de cruzamentos indicando a probabilidade genética, construção de um heredograma de uma família genérica mostrando a herança genética demostrou que o Pensamento não determinístico e Visão geométrico espacial estão presentes nas atividades de Biologia.
Ao se trabalhar as mudanças de estado físico no conteúdo Estados Físicos da Matéria, por meio de atividade prática com a medição da temperatura de fusão do gelo e temperatura de ebulição da água e posteriormente trabalhar a relação da altitude com a pressão atmosférica, pode-se identificar o Pensamento indutivo e Visão geométrico-espacial, na disciplina de física.
Já na disciplina de Filosofia a discussão ocorreu em torno da Pesquisa e reflexão sobre a construção do monocórdio por Pitágoras, na qual utilizou-se a matemática para a criação das notas musicais. Os educandos puderam constatar que a matemática e a música estão relacionadas, possuindo laços profundos desde a Antiguidade; Podendo ser trabalhadas Progressões Aritméticas e Geométricas, frações e logaritmos, a Física dos sons, as ondas sonoras e frequência. Por meio dessas reflexões os estudantes puderam atentar para o real significado que a filosofia atribui à matemática, pois as duas disciplinas podem trabalhar muitos conteúdos de forma interdisciplinar, onde os pensamentos matemáticos podem ser identificados na sua totalidade.
Na Educação Física, as atividades giraram em torno do cálculo do IMC, com a elaboração de gráficos com os resultados obtidos; classificação e cálculo dos níveis de obesidade, sobrepeso e baixo peso. Após a realização da análise dos resultados foi construída hipótese sobre a prática de atividades físicas relacionadas a obesidade, caracterizando o pensamento indutivo. Para finalizar foi realizada pesquisa em todas as turmas do Ensino Médio sobre o nível de atividade física habitual para realização do cálculo de percentual de sedentarismo, relacionando-o aos níveis de obesidade, anteriormente pesquisados.
Considerações finais
A partir do desenvolvimento desse trabalho observamos que os tipos de pensamentos matemáticos estão presentes em muitas atividades dos componentes curriculares, sendo que os mais identificados foram o pensamento indutivo e a visão geométrica espacial. Através do pensamento indutivo, por exemplo, podemos construir várias hipóteses com respostas para cada uma delas, fazendo com que os educandos assimilem conhecimentos socializados, relacionando-os com o meio em que vivem. A visão geométrica espacial é necessária para o aprendizado significativo da geometria e de suas aplicações e se dá por meio da interação com os objetos e com os movimentos no espaço. É caracterizada por meio de representações mentais. No entanto, os pensamentos matemáticos envolvidos em todos os conteúdos dos diversos componentes curriculares são essenciais para possibilitar o acesso dos educandos às práticas sociais que lhes permitam uma leitura de mundo mais crítica, bem como a produção de conhecimento em diversas áreas.
O estudo da matemática contribui para a formação plena do educando como um ser crítico, auxiliando-o na resolução de problemas mais simples do cotidiano até as mais complexas situações. Sabemos que o desenvolvimento do raciocínio matemático auxilia no bom desempenho dos educandos em outros componentes curriculares quando são desenvolvidos e articulados os pensamentos indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não determinístico, mas para que isso ocorra se faz necessário que os conteúdos de matemática sejam reorganizados e contextualizados, de forma interdisciplinar, para a compreensão de outros conteúdos que fazem parte do cotidiano dos alunos do Ensino Médio.
A escola, juntamente com seus professores, deve motivar seus alunos criando situações e condições estimuladoras e interessantes para o desenvolvimento da reflexão, criatividade e capacidade de construir e reconstruir conhecimentos.
A matemática contribui na leitura e compreensão dos aspectos naturais que as demais disciplinas apresentam por meio da contextualização dos saberes matemáticos, quando a interdisciplinaridade permite a compreensão de um problema sobre mais de uma perspectiva. Porém o que se percebe constantemente é que o caminho para essa integração do conhecimento escolar é considerado sempre de maneira fragmentada. Não se leva em consideração o fato que todo conhecimento deve manter diálogo constante com outros conhecimentos, dependendo da participação e interação entre os professores dos diversos componentes curriculares.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, Etapa II - Caderno V: Matemática/ [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. Disponível em< http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/... Acesso em 18 de outubro de 2015.
UOL Educação pais e professores, disponível em <http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-cubismo.htm> Acesso em 18 de outubro de 2015.
A questão do currículo interdisciplinar e contextualizado, disponível em www.escolasesc.com.br Acesso em 27 de outubro de 2015
Contextualização do ensino-aprendizagem da matemática: Princípios e práticas, disponível em www.ojs.cesuca.edu.br Acesso em 28 de outubro de 2015
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