As invasões de terrenos e a formação de comunidades com situações precárias é um dos grandes problemas dos centros urbanos. É conseqüência de problemas que até hoje nos afligem: má distribuição de renda, desemprego, êxodo rural, falta de incentivo aos pequenos produtos e estímulos que levam as pessoas a buscar melhorar suas vidas nas cidades menores ou do interior e uma reforma agrária que ainda não aconteceu devidamente. Reflete as deficiências que a sociedade possui nas áreas de emprego, saúde, educação e segurança.
A notícia mostra a capacidade humana em adaptar-se ou sobreviver em situações inóspitas como podemos observar nas favelas e outras condições habitacionais nas regiões urbanas de nosso país. Esta situação mostra a grande desigualdade social existente em nossas cidades onde grande parte da população não consegue ter garantidos seus direitos básicos de cidadão: moradia, saúde, educação e segurança que são dever do estado. E aqui não falamos de assistencialismo barato e sim, do estado proporcionar a estes contribuintes condições para que usufruam do mínimo necessário à vida humana. Nos grandes centros urbanos estão com população acima de sua capacidade, mas, no entanto, não se vêem políticas consistentes para manter as populações em suas áreas de origem. Assim, resta á população menos favorecida dirigir-se aos grandes centros urbanos na esperança de lá melhorarem sua condição de vida.
Trabalhando ou não numa escola próxima a essa comunidade podemos utilizar essa situação como situações-problema para abordar diversos temas. As disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia abordam as desigualdades sociais, o êxodo rural, o planejamento das cidades e garantia dos direitos básicos aos cidadãos. As disciplinas de Física, Química e Biologia utilizam-se dessa situação para abordar os diversos tipos de energia, seus benefícios e problemas causados pelo mau uso ou uso indevido, problemas de saúde causados pela exposição a esses tipos de energia, medidas de segurança ligadas ao bom e devido uso da energia. A disciplina de Matemática analisa os indicadores e índices ligados ao desenvolvimento humano, desenvolvimento das cidades, problemas ligados as dificuldades sociais e comparação entre centros urbanos e cidades do interior, entre os diversos países (desenvolvidos, não desenvolvidos ou em desenvolvimento). Língua portuguesa e Inglês abordam debates, interpretações de texto, leitura e redação dentro dos temas. Levando os alunos à construção do seu pensamento crítico e cidadania, pode-se verificar o que a Escola e a comunidade pode fazer para auxiliar nesse tipo de situações: encaminhamento legal que pode ser colocado pela comunidade ou alguma ação solidária que possa interferir de forma positiva na comunidade. Conscientização ou campanha de conscientização que possa trabalhar prevenção, palestras com bombeiros e comunidade local, reuniões sobre o assunto com associações de moradores da comunidade.
Uma vez que a situação é real, como educadores podemos aproveitar os conteúdos das diversas disciplinas para ensinar a nossos alunos a necessidade de planejamento urbano na disciplina de geografia, história, sociologia, filosofia. Através destas poderíamos mostrar porque precisamos de espaços entre as casas, de ruas para acesso de carros e pessoas em caso de necessidade e também porque muitas favelas não podem receber os serviços básicos. Na favela em questão descreve-se uma ratoeira, onde os ratos são as pessoas que lá vivem, pois devido a ocupação desordenada nem o carro de bombeiros teve fácil acesso para apagar o fogo. Já as disciplinas de exatas (física, química e matemática) mostrariam o perigo das ligações clandestinas e o que ocorre para a saúde em caso de incêndios, por exemplo. Biologia poderia tratar dos diversos problemas de saúde oriundos da falta do saneamento básico, entre outros temas.
Acima de tudo, nós educadores, devemos trabalhar a conscientização no sentido de perceberem que tem direito a uma condição digna de vida e que se esta não for possível no lugar onde estão, o poder público deve deslocá-los para outro espaço e lá construir casas/apartamentos com a estrutura mínima que seriam pagos por esta parte da população ao longo de sua vida. Condições dignas de vida ajudam a diminuir a violência, o que sem dúvida beneficia a todos nós, moradores ou não de áreas de invasão.
PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO BRAZ – PARANÁ- CURITIBA
DIRCE KUHNEN, ELIZABETH MARIA MALHEIROS, MARGARETE VIRGINIA GONÇALVES, MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA, NÁDIA CIBELE VIDAL, PATRÍCIA GOGOLA BOMGIORNO E
SANDRA REGINA BERNARDES DE OLIVEIRA ROSA