Consumo consciente de energia

COLEGIO ESTADUAL RIO BRANCO DIREC 12-CONCEICAO DO COITE-BAHIA
Atividade de ciencias da Natureza-
Consumo de energia e seus impactos ambientais e sociais

Este pequeno artigo tem por finalidade desenvolver uma unidade de ensino que possa ser desenvolvida em forma de uma sequência didática nas disciplinas de Física, Química e Biologia. A temática tratada nesta sequência será “O consumo da energia”, abordando os impactos ambientais e sociais causados pelo mesmo.
De acordo com leitura do site Portal educação, o “plano de unidade, ou unidade de ensino, é uma previsão mais específica e analítica do trabalho a ser desenvolvido durante um determinado período/tempo”. Assim este plano procura elencar, num todo organizado, a temática supracitada, de maneira que se inter-relacionem e se complementem, compondo um conjunto de atividades que possam ser aplicadas, em conjunto com as disciplinas que compõem as Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
É relevante ressaltar que o aumento do consumo de energia elétrica, em virtude do consumismo exacerbado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mas provocam grandes impactos ambientais, em virtude do volume de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica. No lugar  onde  recebe a represa que serve de reservatório da hidrelétrica, a natureza se modifica, ocorrem alterações no ar, no solo e na água: espécies de peixes somem, animais fogem para abrigos secos, árvores tornam madeira podre debaixo da inundação, gases são liberados para o meio. Enfatiza-se também que o impacto social também é relevante: milhares de pessoas deixam suas residências e têm de recomeçar sua vida do zero em um outro lugar.
Pensando nestes e noutros problemas, foi que surgiu a idéia de elaborar uma unidade de ensino que pudesse refletir sobre tais fatores. Assim, foi necessário cumular os conhecimentos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, na composição desta atividade.
Portanto, faz-se necessário pensar, de maneira reflexiva, sobre tal temática. Essa reflexão conduzirá o educando ao senso crítico dos impactos causados pelo consumo da energia elétrica, possibilitando aos discentes conhecimentos diversos sobre tal assunto. Segue anexo a sequência para ser apresentada pelos docentes da referida área do conhecimento citado anteriormente. Desta forma, deve-se usar as diversas formas de abordagens pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, atentando para os conhecimentos prévios década educando.

 
PACTO ENSINO MÉDIO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA¬¬ – DISCIPLINAR/INTERDISCIPLINAR

1.IDENTIFICAÇÃO
DIREC/MUNICIPIO: 12/Serrinha
UNIDADE ESCOLAR: Col. Est. Rio Branco

Docente: Leonardo O. Mascarenhas, Valmirete Carneiro
Orientador(a) de estudos: Abel Ferreira de almeida
Formador(a) regional: Rita menezes
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Componente curricular:
Física e Biologia
Série/turmas: 1ª., 2ª.,  3ª. Do Ens. Médio
Tempo de realização: 4 horas aulas em cada disciplina

Tema Gerador: O consumo da energia

Integração disciplinar: Física, Biologia, Redação, Sociologia e Filosofia
2.COMPETENCIA(S) EHABILIDADES(S): - Aprender a ter censo crítico em relação ao consumo de energia elétrica;
- Conhecer os principais problemas do consumo exacerbado de energia elétrica;
-Ter noção dos problemas ambientais referentes à criação de usinas hidrelétricas.

.
3.CONTEÚDO(S): Consumo de energia elétrica, ecossistemas, poluição e desequilíbrio ambiental.

4.DESENVOLVIMENTO: 1º. Apresentação de vídeos, abordando sobre a criação de usinas hidrelétricas, desequilíbrio ecológico, poluição, desequilíbrio social, etc
2º. Discussão oral em todas as disciplinas sobre a temática abordada;
3º. Apresentação de painéis sobre os problemas socioambientais causados pela implantação das usinas;
4º. Produção de textos sobre as conseqüências do alto consumo de energia;
5º. Apresentação numa culminância para toda a escola, na qual os alunos do Fundamental possa ser ouvintes.
.
5.MATERIAL UTILIZADO: -Cartolinas, vídeos, pincéis atômicos, data-show, papel metro, etc

6.AVALIAÇÃO: Acontecerá em todo o processo de apresentação, dando assim por meio da participação, empenho dos discentes, apresentação oral das idéias, construção de painéis, etc.
 

Comunidades: