Analisando o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual “Marcílio Dias”, Ensino Fundamental e Médio, localizado na cidade de Guaraqueçaba, Estado do Paraná, encontramos em sua essência o teor da avaliação que é caracterizado como uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino e aprendizagem, como função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno, de tal forma que é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerando as características individuais destes, no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Avalia-se em função dos conteúdos, usando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educativas. Dá-se ênfase a relevância à atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal sobre a memorização. Os critérios de avaliação do aproveitamento escolar são elaborados em consonância com a organização curricular conforme expressa no Plano de Trabalho Docente do professor. Os procedimentos adotados devem assegurar o acompanhamento do pleno desenvolvimento do aluno, evitando a comparação com os demais, de tal forma que o resultado da avaliação deve proporcionar dados que permitam a reflexão sobre a ação pedagógica contribuindo para que a Escola possa reorganizar conteúdos/instrumentos/métodos de ensino, sendo assim, a avaliação do aluno deve mapear os resultados obtidos durante todo o período letivo, num processo contínuo. Esses resultados são registrados em documentos próprios, por exemplo: Livro Registro de Classe, a fim de que sejam asseguradas a regularidade e autenticidade de sua vida escolar.
Revendo o Plano de Trabalho Docente de cada professor, encontraram-se vários instrumentos de avaliação, o qual destacou: avaliação escrita (objetivas e discursivas), avaliação individual, avaliação oral, trabalhos em grupo ou individual, apresentação de trabalho, listas de exercícios, confecção de cartazes, participação em eventos comemorativos (conforme Lei Nacional) e da Semana de Integração Escola-Comunidade, participação em projetos elaborados pelos professores de forma interdisciplinar (diálogo entre as disciplinas), leitura e interpretação de textos, produção de textos, dramatização, resumos, resenhas, pesquisa na Internet, construção de maquetes, experiência no laboratório de ciências, exposição de vídeos (resumo e produção de textos), interpretação e tradução de música. Para cada instrumento de avaliação existe sua recuperação paralela.
A avaliação da aprendizagem terá os registros de notas expressos em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), e cada professor tem sua forma de atribuir seus pesos, usando 6 pontos como atividades diversificadas e 4 pontos como avaliação principal, ou 7 pontos como atividades diversificadas e 3 pontos como avaliação principal e sem duvida, a sua recuperação paralela. A verificação do aproveitamento escolar deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, por meio de instrumentos diversificados, levando-se em consideração os objetivos visados pela Escola, na qual as avaliações serão registradas sistematicamente e enviadas à secretaria da escola e comunicadas aos responsáveis pelos alunos através da entrega dos boletins. Considerar-se-á aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis) na soma de todo processo avaliativo. Para a promoção o aluno deverá obter frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária no período letivo e média igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).
Para definir a situação de cada aluno no final do ano letivo, o Conselho de Classe é acionado, na qual é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busque garantir a efetivação do processo ensino aprendizagem. È o momento de reflexão pedagógica onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e ações eficazes para que possa vira a sanar necessidades ou dificuldades apontadas no processo ensino aprendizagem. Apenas participam desta reunião, pedagogos, professores e a direção.
A Escola não possui um modelo próprio de avaliação, cada professor a usa conforme seus critérios, de maneira diversificada dando oportunidade aos alunos de recuperação.