A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRICULO PARA O ENSINO MÉDIO CADERNO III

De acordo com os estudos feitos no caderno III Enfrentar desafios para atender às particularidades das faixas etárias envolvidas e suas expectativas, desempenhando um papel intermediário entre o Ensino fundamental e a continuidade dos estudos na Educação Superior e o mundo do trabalho. Qual o sentido do conhecimento e como podemos pensar a relação entre conhecimento escolar e os sujeitos, alunos jovens e adultos do ensino médio na atualidade, como esse conhecimento se articula às dimensões da formação humana a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia presentes. Assim à reflexão em torno da ideia de um ensino médio sustentado e pela finalidade de uma formação humana integral. A formação do currículo é estar formando jovens para o mercado de trabalho, tendo como nossa cidade é pequena os nossos jovens saiam à procura de trabalho em cidades vizinhas, e se se adaptando ao mundo social.  O currículo deve ser construído de forma coletiva, onde cada um possa estar aprendendo na sua elaboração, é possível reconhecer nessa orientação a possibilidade de o currículo ser capaz de atribuir novos sentidos à escola, de dinamizar as experiências oferecidas aos jovens alunos e de resignificar os saberes e experiências com os quais se interage nas escolas. As dimensões explicativas sobre o currículo tendo que haver mais diálogos entre a relação professor e aluno, nos professores estar buscando algo novo ou inovando nossas ideias e conhecimentos, sempre estar se desafiando a buscar algo novo em nosso dia a dia em função aos nossos alunos. Partimos de uma compreensão de que não existe nenhuma receita pronta para a prática pedagógica e de que não podemos adquirir uma concepção mais ampla a qual não seja construída pelo próprio educador. Depois dos estudos realizados em coletivo podemos perceber que o currículo é de suma importância na construção do conhecimento humano e também tudo esta ligada a tudo que se desenvolve dentro do espaço escolar.