Considerações relativas ao caderno III - CEEBJA - Palotina
As famílias na grande maioria deixaram tudo para a escola – educação, aprendizagem e interação com a sociedade não mais atribuem para si a parte que lhes cabe, jogando todos os problemas para a escola, com isso leva-se muito tempo resolvendo os problemas sociais do que trabalhando o de dever da escola.
Precisamos de políticas públicas que comecem a cobrar das famílias as responsabilidades que lhes cabe para que haja um bom desenvolvimento escolar, aluno, professor, equipe pedagógica e família trabalhando todos na mesma direção. O espaço escolar é o tempo que menos permanecem do dia e é o mais cobrado. Se o aluno não aprende é culpa do professor.
Mas não pode ser visto dessa maneira e sim parte de todo um grupo envolvido. Os pais muitas vezes não sabem nem a série que o aluno está estudando. Temos muitas lacunas a serem preenchidas – o professor, a escola não conseguem dar conta de tudo – a família é o alicerce para a mudança.
Os saberes elaborados expostos para o aluno, por sua vez, ficam muitas vezes, distante da realidade e do espaço onde vivem, por outro lado tratando de alunos as trocas de conhecimento são riquíssimas.