Ao iniciarmos o PACTO para Ensino Médio, tínhamos muitas expectativas, tais como: aprofundamento teórico dentro de cada área do conhecimento, uma renovação didática, aperfeiçoando nossas metodologias de ensino, buscando tornar nossas aula mais atrativas, evitando assim o processo de evasão escolar. Outra expectativa citada foi que idealizávamos construir materiais didáticos alternativos para aplicarmos em sala de aula.
Nesta análise nos propomos a avaliar as expectativas que tínhamos em relação à formação, o que nela realizamos, os cadernos, os encontros na IES, os materiais disponibilizados pelos professores da Unioeste, os debates ocorridos nas escolas e as postagens realizadas por nós.
Quanto as perspectivas, foram atingidas em partes, no que se refere a formação teórica, foram satisfatórias, pois, as discussões envolveram não só o que se relacionava apenas as disciplinas que dominávamos, mas uma visão abrangente das demais disciplinas, onde vimos a importância de cada uma para a formação integral do sujeito.
Os materiais disponibilizados para os encontros foram profícuos,pois a fundamentação teórica contribuiu com a práxis pedagógica, propiciando discussões, debates, reflexões, também controvérsias. Foram realizadas algumas atividades sugeridas nos cadernos, com algumas turmas em sala de aula, as quais foram posteriormente socializadas com os integrantes do grupo, enriquecendo assim nossa formação.
Considerando que todo esse processo e etapas de estudos, leituras, debates, provocou angústias, frustrações, anseios, no entanto, colaborou para melhoria da qualidade de ensino, indicando ideias, momentos de repensar sobre novas metodologias, estratégias, sobre práticas pedagógicas, os conteúdos trabalhados em sala de aula, percebemos a importância da interdisciplinariedade e contextualização da realidade na qual os nossos estudantes estão inseridos, principalmente que nós educadores reconhecemos que nossos estudantes sejam protagonistas da construção do seu próprio conhecimento.