Considerações do Grupo de Medianeira sobre o Caderno 1

Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva
1º Encontro 19/07/2014

1-A partir da reconstrução histórica aqui apresentada identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

R: Diversos são os desafios educacionais, não somente para o ensino médio, como também para toda a estrutura educacional brasileira. Dentre estes desafios elencamos alguns considerados de maior relevância para o grupo. Um dos desafios levantados, está relacionado à resistência que a grande maioria dos educadores apresenta frente ao novo, frente às mudanças que na atualidade ocorrem de forma muito rápida devido às novas tecnologias e acesso a informação. Essas transformações têm exigido dos profissionais da educação novas posturas metodológicas e atitudes que venham atender as necessidades dos nossos alunos sem com isso desconsiderar todo o conteúdo que deve ser trabalhado.
Outro grande desafio que permanece ao longo do processo de desenvolvimento e estruturação da educação são as desigualdades sociais, os preconceitos e intolerâncias presentes e praticadas na escola, não somente por desenvolvermos uma educação historicamente dualista, que diferencia os conhecimentos conforme as camadas sociais, como também as práticas preconceituosas e desiguais cotidianamente vivenciadas por toda comunidade escolar.
A cultura da não valorização da educação existente em nossa sociedade foi outro desafio da atualidade levantado e debatido pelo grupo. As vivências e experiências dos jovens junto às novas tecnologias de certa forma, tem se tornado para muitos uma influência negativa para o processo educacional. O jovem acostuma-se com o imediatismo, com as facilidades de um mundo virtual, onde tudo se torna possível, distanciando-se de objetivos concretos e em longo prazo, portanto não percebe a educação como um fator positivo em sua vida.
A falta de envolvimento da família também foi considerado um grande desafio, visto que este acompanhamento pode ser um fator determinante do sucesso/insucesso na vida escolar do aluno.

2-Caro colega professor, em um trabalho coletivo — envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos — levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

R: A grande maioria dos alunos que frequentam o Ensino Médio em nossa escola pertence à classe média ou média baixa. São trabalhadores que valorizam a cultura do consumismo, das tecnologias para fazer parte de um grupo e ser aceito pelo mesmo. Frequentam a escola por obrigação, para manter o emprego e também para encontrar os amigos, visto que a escola ainda é tida como ponto de referência para muitos jovens. Por fazerem parte de grupos familiares diferentes, com cultura e valores diversos embasados nas facilidades propostas e anunciadas pela sociedade, não compreendem na sua maioria a importância e a necessidade de construção do conhecimento, considerando assim o processo de ensino aprendizagem desnecessário e sem valor.
Temos ainda, um número considerável de alunos que são obrigados a desistir da escola em função do trabalho. Acreditamos que a implementação de políticas públicas que incentivem a parceria entre a sociedade e a escola valorizando os estudantes dando condições para que esses se mantenham na escola ao mesmo tempo em que trabalham contribuiriam para amenizar essa questão.
Junto às questões financeiras temos ainda alunos que enfrentam problemas com as drogas o que muitas vezes os leva a afastar-se da escola.

3-Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular. Constituam grupos de até cinco colegas com a finalidade de buscar nessa parte do texto que vocês acabaram de ler, no documento das DCNEM e em outros textos que discutam esse tema os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral. Discutam e registrem, no âmbito de cada grupo, a compreensão acerca desses elementos. Em seguida, reúnam todos os grupos para socializar as discussões e as conclusões de cada grupo, buscando elaborar a compreensão do grande grupo acerca de cada um dos elementos que constituem a proposta de formação humana integral. Finalmente, no grande grupo, reflitam sobre como desenvolver estudos que fundamentem práticas pedagógicas que possam contribuir para a materialização dessa proposta na escola, considerando os aspectos potencializadores, assim como as eventuais dificuldades a serem superadas.
R: Acreditamos que para superar as dificuldades e desafios encontrados no Ensino Médio atualmente precisamos antes de tudo conhecer a nossa realidade, pesquisar o material social existente na própria escola, a fim de melhor conhecer a realidade de nossos alunos. É necessário basear-nos nas informações e necessidades apresentadas por eles para que conheçamos a concretude de nosso espaço. Para isso faz-se necessário recolher e tabular dados a fim de buscar soluções relevantes que orientem o trabalho escolar. A partir deste trabalho poderão ser desenvolvidas ações coletivas que valorizam as habilidades dos sujeitos, respeitem as diferenças, promovendo melhores resultados e condições para os alunos que frequentam o Ensino Médio.
Desafios: Existência de verbas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa onde professores e alunos sejam remunerados para pesquisar e a possibilidade de adequação desses projetos ao interesse dos alunos. A possibilidade da remuneração possibilita que o aluno mantenha-se compromissado com a proposta iniciada e valorize a produção do seu conhecimento, bem como com que ocorra por parte do professor orientador e da escola o acompanhamento da dedicação e comprometimento de cada um dos envolvidos.

4-Como foi visto, temos um grave desafio a enfrentar em nossa realidade educacional, quando a metade (50,9%) dos jovens entre 15 e 17 anos não frequenta o ensino médio e aproximadamente um terço (34,3%) ainda está, como repetente ou por ingresso tardio, no ensino fundamental. Utilizando dados da PNAD/IBGE, vimos que a taxa líquida de matrícula para essa população passa de 17,3%, em 1991, para 32,7%, em 1999, atingindo 44,2% em 2004 e 50,9% em 2009 (IBGE, 2010). Os indicadores apresentados são muito importantes na medida em que expressam a exclusão de grande número de brasileiros do acesso à educação e da permanência na escola, assim como de outros direitos. A relação entre educação e participação no desenvolvimento social torna inadiável o enfrentamento dos problemas. Diante deste quadro, como chegar à universalização do ensino médio?
R: Acreditamos que para que ocorra a universalização da educação além de financiamentos e investimentos é necessária à reestruturação curricular e temporal do Ensino Médio, propondo um currículo mais contemporâneo que reconheça nossa juventude. Conhecer e reconhecer a realidade do contexto escolar, principalmente do estudante, onde ele vive o que faz sua cultura e seus objetivos, poderemos dar mais sentido e significado a escola, tornando ela mais atraente para o aluno caminhando para a universalização do Ensino Médio.
Desafios: O ensino médio deve estar preocupado em formar o sujeito na sua integralidade não somente para o mercado de trabalho. Deve formá-lo para que tenha condições de fazer opções, tomar decisões e direcionar sua vida. Nesse sentido a integração entre a sociedade e a escola é de fundamental importância, visto que a escola é um reflexo da sociedade. A educação deve perpassar o espaço escolar e atender as necessidades dos sujeitos em sua cotidianidade tornando-se assim significativa para eles.