Considerações do caderno IV (Reflexão em ação) - C.E DOM PEDRO II - Foz do Iguaçu- Pr

 

Vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômenos sociais e as diversas maneiras e concepções de vida social e étnica são trabalhadas, analisadas e discutidas nas diferentes disciplinas.

O conhecimento advindo das experiências não pode deixar de lado a importância do conhecimento científico das disciplinas, sendo que não pode ser negado ao aluno nem um nem o outro.
Ter bem definido as áreas de conhecimento significa ter um objeto de estudo bem específico, contudo é preciso relacioná-lo a outros contextos aos quais possam ter uma relação mútua e a partir daí iniciar os estudos de proximidade destes, tornando a interdisciplinaridade indispensável em determinadas discussões. Buscar formas diferenciadas de abordagens de temáticas que sempre foram apresentadas do mesmo jeito, mas que são relevantes para o aluno, tanto na vida acadêmica quanto na formação como cidadão, é uma maneira de despertar o interesse e instigá-lo a querer saber sempre mais.
Devemos organizar no Projeto Político Pedagógico um currículo de forma integrada, de maneira que os conteúdos sejam abordados por temas nas diversas disciplinas, as quais por sua vez, se articulem com a intenção de que o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise, interpretação, compreensão e problematização dos fatos e dos fenômenos da realidade complexa em que vivem.

Quanto ao ensino integrado, é preciso lembrar primeiramente que se trata de uma integração entre as disciplinas e as informações a serem transmitidas, para posteriormente chegar ao conhecimento, que sofre constantemente pela interferência do contexto histórico do mundo que pode ser intencional ou não, lembrando que nesta situação há uma forma de trabalho que neste contexto não está ligado a profissão, mas a produção inclusive de conhecimentos, que gera uma forma de cultura e produz sua própria realidade. Vale salientar que não há ninguém sem cultura, uma vez que esta é inerente a um povo, seus hábitos, costumes e conhecimentos.
A ciência deve ser também uma cultura a busca pelo novo e sanar as dúvidas criando possibilidades para a vida enquanto ser humano, criando conceitos de totalidade por meio de tudo que lhe é apresentado nas disciplinas.


O Colégio Estadual Dom Pedro II, com base em tudo que foi apresentado e pensando no aspecto das diferentes etnias existentes em nossa cidade de Foz do Iguaçu, desenvolveu junto aos alunos do ensino médio um “Festival da Pizza”, onde alunos e professores de forma integrada puderam conhecer a história e ingredientes que fazem parte deste tipo de alimento muito presente em nosso cotidiano. Além desse festival, foram trabalhados conteúdos em sala com outros alunos que pesquisaram sobre a dança, esporte, cultura, escultura e alimentos típicos de nosso país que ficaram expostos para conhecimento de toda a comunidade escolar.
Foram pesquisados os ingredientes utilizados, origens dos produtos, formas de produção e como estes foram introduzidos em nossos hábitos alimentares promovendo mudanças em nossos costumes.
Este processo proporciona ao educando o seu crescimento como cidadão consciente e crítico, como inserção social, política e compromisso histórico, além do exercício cotidiano dos seus direitos, deveres, atitudes, condutas, como uma atitude de respeito às diversidades e autoconfiança.


Enfim, proporcionar uma visão que possa estabelecer relação de tudo com tudo, trazendo à baila a condição humana atual, com os processos de interação e convivência, mesmo de forma moderada, pois é preciso lidar ainda com uma fragmentação do conhecimento, muitas vezes praticada no âmbito escolar, que dentro das possibilidades deve ser aos poucos minimizada, sempre levando em conta o tempo político, histórico e escolar, ou seja, um tempo cronológico e lógico.

Cursistas:
Alessandro
Aretusa
Geni
Landamir
Micheli
Wilson
Coordenadora:
Izabel