Considerando que o Ensino Médio é universal, dirigido e ofertado à formação de adolescentes e jovens, no caso da EJA aos adultos e em alguns casos idosos, é possível perceber que sua organização curricular e estrutural apresenta alguns “ entraves” que impossibilitam sua oferta de forma igualitária, tornando-a seletiva e padronizada à interesses dominantes (emandas do mercado de trabalho), causando um empobrecimento curricular, como podemos perceber na leitura do histórico do Ensino Médio (caderno 1). A Lei de Diretrizes e Bases atual estabelece critérios definidos para oferta do EM no Brasil, no entanto percebemos que ainda há muitos desafios a serem enfrentados e superados para que esta modalidade se torne uma ação coletiva, integrada e igualitária. Alguns desafios enfrentados no dia a dia escolar na EJA e que implicam na superação dos problemas e consequentemente no insucesso escolar:
• evasão e desistência;
• falta de infra estrutura, materiais pedagógicos e de apoio ao professor e aos educandos;
• falta de acompanhamento especializado aos educandos com necessidades especiais;
• oferta de demanda (carga horária) insuficiente em algumas disciplinas;
• educandos adolescentes (a partir de 15 anos) não têm maturidade e responsabilidade com as atividades escolares;
• currículo escolar não atende às reais necessidades;
• mudança de governo interrompem metas já estabelecidas e criam outras gerando desconforto e dificuldades de implementação;
• falta de formação a todos que atuam no ambiente escolar, específica para cada modalidade;
• oferta de exames (supletivo, on line, enceja....) que visam a aceleração da aprovação e conclusão dos educandos, visando a quantidade invés da qualidade;
Conforme posto acima, podemos identificar alguns fatores determinantes que contribuem para a evasão e desistência escolar na EJA:
• falta de maturidade e desinteresse (adolescentes);
• hábito de estudar relacionado à falta de tempo (educandos trabalhadores);
• falta de persistência (organização permite que se matricule e retorne aos estudos a qualquer momento);
• difícil acesso à escola (distância);
• pseudo ideia (escolarização=melhoria da vida financeira);
Referente ao Currículo Escolar:
• visam soluções educacionais imediatas, com baixo custo e resultado rápido;
• projetos prontos de grandes corporações;
• adequação do currículo, conforme as necessidades do momento, gerando empobrecimento do mesmo;
• currículo atual não atende às necessidades dos educandos para refletir sobre o mundo do trabalho e sim para o mercado de trabalho;
• decisões momentâneas e interesses implícitos de grupos dominantes;
• descontinuidade na disponibilização, escolha do material didático da formação profissional e infra estrutura....
São aspectos que configuram o perfil social, cultural e econômico dos educandos matriculados na EJA:
• são trabalhadores;
• recebem auxílio-doença;
• residem distante, difícil acesso;
• faixa etária diversificada;
• educandas grávidas;
• dificuldade financeira;
• separação/desestruturação familiar;
• dificuldade de aprendizagem/ necessidades especiais.
Alguns aspectos determinantes para que retornem ou matriculem-se na EJA:
• qualificação para o trabalho;
• ascensão financeira (plano de cargos e salários);
• auxiliar na educação dos filhos;
• realização pessoal;
• ingresso na universidade;
• convivência social;
• encaminhados pelo SUS/ auxílio-doença/ patronato