Considerações Caderno IV- Linguagens - C.E Dom Pedro II - Foz do Iguaçu- Pr
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CADERNO IV - LINGUAGENS
Os componentes curriculares presentes na área de Linguagens se integram com a função de todos terem como objeto a atuação de sujeitos em práticas sociais, sejam enunciativas, artísticas ou corporais, como, por exemplo, proferir uma palestra, participar de uma roda de dança ou a expressão artística por meio da pintura. A linguagem, não se limita a fala ou a escrita, mas perpassa como produção de sentidos, é constitutiva de todas essas práticas e em todas elas.
As escolhas da linguagem validam e ajudam a consolidar a significação; inclusive as próprias identidades e relações entre as pessoas se modificam nessas escolhas em questão. O mundo se constitui não apenas por ações físicas, mas também por ações de linguagem e o sujeito, por sua vez, se constitui no modo como atua pela linguagem.
Vale lembrar as diferentes formas de linguagem: verbal e não verbal, que se completam, ou ainda, podem estabelecer uma relação de cumplicidade.
As formas de produção de sentidos que se dão como linguagens são inúmeras e, além disso, quando as práticas de linguagem chegam ao espaço escolar, trazem consigo
as identidades de diferentes grupos sociais, que por meio dela tentam se destacar um do outro num papel transformador de constituição do sujeito.
Já nas práticas sociais, a linguagem propicia e amplia os saberes, bem como possibilita o que se chama de normas de prestígios, na qual o sujeito é avaliado por sua comunicação, seja oral ou escrita. Nesse aspecto proporciona aos estudantes possibilidades que os envolvam em experiências diversas, gerando debates, pesquisas, reflexão sobre o uso adequado da linguagem, tornando-os autônomos em atuações no mundo, nas relações humanas, práticas sociais e socioculturais.
A linguagem carrega interesses demonstrando um posicionamento do sujeito, assim como relações de autoridade e poder numa determinada situação.
A linguagem para Mikhail Bakhtin está num mundo em movimento e em constante transformação, sempre em processo, não se submete a uma forma fixa e imutável.
Dentro desse contexto, Bakhtin considera que a palavra tem um papel ideológico por excelência, por ser um veículo de comunicação na vida cotidiana, intrinsecamente ligada aos processos de produção e às esferas das diversas ideologias especializadas (religião, moral, ciência, etc.).
A palavra é o fenômeno ideológico por excelência. A realidade toda da palavra é absorvida por sua função de signo. A palavra não comporta nada que não esteja ligado a essa função, nada que não tenha sido gerado por ela. A palavra é o modo mais puro e sensível de relação social. (Bakhtin, 1999, p. 36)
Foucault concebe o humano não como categoria pré-histórica ou a-histórica, mas como um produto das relações de poder que vão se constituindo de modo diferente em lugares e tempos diversos. Desta forma, o homem não é uma condição para que as ações sociais existam, mas sim o resultado delas, que passam principalmente pelas diversas formas de comunicação e linguagem.
Na proposta de trabalho a ser realizada com alunos do Ensino Médio destaca-se a pesquisa como princípio pedagógico, a partir da qual se podem articular diferentes aspectos e áreas do saber. Dando um caráter autônomo aos estudantes na atuação e produção de conhecimento relativo às diferentes dimensões do saber, quer seja científico, social, cultural, artístico, político. Com uma visão apurada e crítica diante das diferentes formas de linguagem que estão presente no dia a dia e na construção do conhecimento acadêmico.
Em seguida, apresentam-se os encaminhamentos interdisciplinares aos alunos do Ensino Médio, oportunizando o contato e a análise das diferentes manifestações da linguagem no comportamento.
OBJETIVOS GERAIS:
Construir com um olhar crítico e sensível diante das diversas formas de comunicação e uso da linguagem, verbal ou não verbal, no dia a dia de cada um dos sujeitos envolvidos. Que possam perceber características e formas de utilização no cotidiano para que posteriormente sejam capazes de produzir e identificar nos materiais de estudo o objeto de investigação.
2- Objetivos específicos
I) Criar um sujeito que consiga notar as mensagens implícitas ou explícitas apresentadas ao leitor;
II) Possibilitar ao aluno reconhecer as diferentes formas de comunicação;
III) Reconhecer os diferentes modos de linguagem (verbais e não verbais) como possibilidade de formas diferenciadas de informações;
IV) Apresentar o conteúdo, de forma que o aluno perceba que ele pode interagir, pois está intimamente ligado ao seu cotidiano, presente na construção da cidadania;
V) O conteúdo está presente em todas as esferas sociais.
1- A linguagem corporal:
Há todo um significado por detrás das palavras que não são ditas. Estudos garantem que apenas 10% da nossa comunicação é verbal, ficando 90% para a comunicação não verbal. Sendo assim o primeiro passo é uma breve análise de pessoas com quem os alunos têm contato no dia a dia.
Ações a serem analisadas: o sorriso, os olhos e o posicionamento dos braços.
Objetivo:
-Observar a situação;
-Considerar movimentos e atitudes;
-Contextualizar as ações aos posicionamentos ideológicos do sujeito em análise.
2- Linguagem matemática:
Nesse contexto explicar a linguagem matemática e o raciocínio lógico por trás de signos (aqui denominados de símbolos) para se chegar a um aprendizado de uma linguagem que não é a do dia a dia, que, no entanto, também está presente num conjunto de princípios que regem o funcionamento de uma língua.
Objetivo:
-Elencar de signos (símbolos) matemáticos;
- Observar o significado de cada signo num contexto matemático;
- Correlacionar expressões com a parte chamada de proposicional: “se... então...”, “...e. . .”, “. . . ou. . .”, “. . . se, e somente se,...”, “. sempre que ...,” e outras, que no estudo gramatical são chamadas de conjunções, que são usadas para ligar duas orações obtendo assim uma oração mais complexa.
3- Variedades linguísticas:
Nesse momento toma-se como base um breve estudo da linguagem utilizado por grupos diferentes que se firmam pelo estilo da comunicação, como por exemplo a gíria.
Objetivo:
- Identificar a gíria;
-Verificar a gíria empregada em um determinado grupo social, tornando-se um código exclusivo;
-Correlacionar o tipo de gíria e a aceitação na sociedade, levando em conta as normas de prestígios da língua;
-Apontar gírias antigas e atuais;
- Mencionar gírias que foram incorporadas ao idioma por diferentes grupos sociais.
CURSISTAS: Alessandro, Aretusa, Geni, Landamir, Micheli, Wilson.
Orientadora: Izabel.
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