Considerações 1º Encontro Pacto Ensino Medio - Col Alcyone Moraes de Castro Vellozo

Professores: Celso, Luis, Vera, Gisele

Orientadora: Patricia Toaldo

Um dos aspectos me parece ser o modelo que apesar de negado, é amplamente disseminado e mesmo vislumbrado pelas escolas, é o aspecto de ranque amento que até o advento do ENEM se pautava nos exames vestibulares, a formação para a cidadania, em meu ponto de vista é um tanto utópica ou “sem sentido”, pois da a impressão de que a pessoa que não teve acesso ao Ensino Médio não exerce sua cidadania, e que apenas o letramento e a educação dita formal possibilita tal situação.
Vemos que nesse aspecto, nosso sistema educacional vem se arrastando, pois ou quer retomar fórmulas antigas, com o discurso “no meu tempo...”.Penso que uma das formas de reformulação ou uma nova visão de Ensino Médio, deve , principalmente na escola pública, passar pela participação efetiva dos alunos que estão, ou que irão ingressar no sistema, para que possamos ter uma política de Estado, e não de Governo com a efetiva participação da sociedade, e não apenas com a implementação de decretos como está sendo realizado em toda nossa história tanto monárquica, quanto republicana.