Conselho escolar e a gestão democrática.

Em nossa escola o conselho escolar existe e suas ações são orientadas em conformidade com o regimento. As ações e deliberações ocorrem com prévia divulgação e participação de todos os componentes e a comunidade interessada.
          A escola não possui grêmio estudantil, porém, existe o representante de turma, que faz a ponte entre conselho escolar, direção, equipe pedagógica e o aluno, assim como o contrário. Esses representantes são escolhidos democraticamente pela turma.
          A prática do patrimonialismo é determinante e influente em grande parte das atividades escolares, existindo e permanecendo devido a vários aspectos, como por exemplo a influência econômica, social, cultural e temporal. Contudo, outro fator a ser ressaltado é a própria estrutura legal que em últimos aspectos a decisão cabe ao arbítrio dos diretores. Uma possível alternativa para que ocorra a autonomia efetiva, seria a promoção que envolva a organização temporal de acordo com reais necessidades de toda a "comunidade escolar", e buscar enfatizar a ação e o consenso de todos.
          Podemos destacar alguns fenômenos presentes ocorridos após a implementação da abertura democrática, como a realidade escolar que é multipla e dinâmica. Geralmente as salas apresentam concentração elevada de alunos o que implica diretamente no acompanahamento do desenvolvimento individual. estes fatores influenciam na conduta da turma, como exemplo, turmas numerosas requerem o prevalecimento da hierarquia, entre tanto, a ação em quase sua totalidade prevalecem os conteúdos que envolvam a participação dos educandos, buscando promover o desenvolvimento de todas suas instâncias cognitivas, buscando também o desenvolvimento humano integral o que consequentemente refletirá em sua conduta como cidadão.