Conselho escolar
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A função do Conselho Escolar é representar a comunidade escolar em decisões pedagógicas administrativas e financeiras quanto ao direcionamento das políticas públicas. Este também tem a função consultiva, avaliativa, deliberativa e fiscalizadora, sem finalidades e vínculos partidários. Esses membros não recebem qualquer tipo de benefícios e remunerações, isto é, é um órgão sem fins lucrativos. No Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo - EFM existe um Conselho Escolar atuante e democrático que foi eleito em 22 de maio de 2014 com mandato para dois anos. Os processos de divulgação para a formação do conselho escolar seguiram as normas conforme o Estatuto e a tomada de decisões coloca sempre em evidência as prioridades do estabelecimento, levando sempre em consideração o que é melhor para o corpo discente.A gestão do Conselho é um instrumento que possui participação da comunidade escolar com perspectiva da democratização da escola pública e o comprometimento com a educação, sendo o aluno o maior interessado e tem por princípios a legitimidade e a coletividade, sem os quais perdem a sua finalidade e função político-pedagógica.O Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, neste ano após a eleição democrática constituiu-se na criação de membros dessa escola só de alunos, para a formação do Grêmio Estudantil com o objetivo de consolidar a cultura democrática de diálogo e participação. A principal importância fundamental é promover a formação de valores e de atitudes cidadãs, ou seja, fazer com que os jovens convivam de forma autônoma com suas angústias, desafios e com novas configurações que se impõe no trabalho.Em relação ao Grêmio Estudantil, os anteriores não eram atuantes porém no mês de setembro deste ano houve uma nova eleição e a chapa vencedora ainda não possui uma cultura política, sendo assim, o desenvolvimento e o amadurecimento político destes integrantes do Grêmio demanda um longo prazo e muita paciência da comunidade escolar, pois mesmo que o Grêmio não garanta a melhora do ensino, pode fazer com que os alunos se interessem e participem mais ativamente na vida estudantil e consequentemente desenvolvam um senso crítico político.O Grêmio Estudantil atua nas áreas de cultura, esportes, política, entretenimento, social, comunicação e interesse pela vida estudantil. Não garante melhorias de ensino, mas faz com que os alunos participem e demonstrem interesse nas atividades escolares. Vivemos em uma sociedade onde as atribuições do dia a dia tornam o acompanhamento ao aluno cada vez menor. Com as relações sociais antigas em declínio, onde a mulher a cada dia que passa exerce funções outrora condicionadas ao homem, e assim sucessivamente, faz com que o filho não tenha um acompanhamento dos responsáveis, fator este que acarreta no baixo desempenho estudantil.A responsabilidade pelos fracassos e êxitos dos discentes tem sido transferida para a figura central do professor, aquele com quem passa a maior parte do dia, que lhe fornece conhecimento, e, muitas vezes, é quem aconselha, oferece apoio psicológico nos momentos de dificuldade.Toda essa problemática vem ocorrendo porque não compete aos professores exercer o papel que não lhe corresponde e ainda ter que dar continuidade ás suas funções.Sem o apoio da família, fica difícil propor rotinas de estudo e acompanhar as dificuldades apresentadas dentro dos conteúdos das disciplinas específicas. Além disso, quando não são entregues os trabalhos, fica inviável diagnosticar as causas da não-aprendizagem e, sem o envolvimento dos responsáveis e sem respaldo ao professor, toda ação aplicada será em vão.Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha o seu dia a dia, assim a colaboração e interação dos pais com os professores ajuda a resolver muitos problemas escolares.
A participação dos profissionais da escola e dos órgãos colegiados é de fundamental importância na construção do Projeto Político Pedagógico da escola. Contribui no processo de reflexão, mobilização, na implementação e avaliação do PPP. Constitui-se de propostas de ações concretas a executar durante um determinado período de tempo, é um espaço de formação de cidadãos que contribuem coletivamente na sociedade, define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.Ao juntar estas três dimensões, o projeto ganha força e indica a direção não somente para gestores e professores, mas também para funcionários, alunos e famílias. Precisa ser completo e flexível para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos, assim, torna-se um documento vivo e eficiente na discussão das experiências e ações. O PPP é de conhecimento dos professores desta instituição no qual foi reformulado do entre os anos de 2012 e 2013 não havendo atualmente a necessidade de uma nova reconstrução. Vemos a sala de aula como um ambiente que não pode prevalecer nem a hierarquia e nem o diálogo, e sim uma mescla dos dois o que possibilita uma aprendizagem que tem por objetivo desenvolver o senso crítico e político dos nossos discentes.
Disciplinas envolvidas:
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA - Acesso às condições básicas,
relacionamentos, direitos e deveres do cidadão.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: condições socioeconômicas, resgate histórico.
LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA - uso do vocabulário com dicionário,
produção textual, relatório, pesquisas em geral e análise crítica.
ARTE - leitura, estética e urbanização.
QUÍMICA E BIOLOGIA - efeitos e causa da combustão, meio ambiente e saúde.
FÍSICA E MATEMÁTICA - correntes elétricas, numerologia e operações
básicas para demonstração
CURSISTAS
Adizio Gomes Freitas Junior, Alessandra Maragno, Antonio Martins Bitencourt, Daiane de Paula Faria, Donaldo Schroeder, Eberson Ricardo Sabião, Elane Xavier Gomes, Gilberto Brandl Junior,Jean acedo, Joel Pereira dos Santos, Josiane de Fatima Gay Collin, Karl Werner Weiand,Kleber Luiz Xavier, Luciane Domingues Tancredo, Monica Aparecida Cardoso, Robson Morais Passos, Thais de Moraes Gelini.
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