1) Problemas: Enquanto professores observamos restritamente a nota do aluno e os seus problemas de comportamento (vida do aluno e não seu desenvolvimento e progresso na aprendizagem). O tempo é insuficiente para debates mais aprofundados sobre cada situação/aluno. A participação do coletivo da equipe pedagógica é falha.
2) Encaminhamentos: Sugestões de palestras; Avaliações diferenciadas; Sala de Recursos e Apoio.
3) Queixa: Restringe-se a lamentações e reclamações.
Problema: Evidencia-se uma dificuldade que necessita de solução.
4) Questões de Ensino Aprendizagem: Intervenção Pedagógica; Encaminhamentos para atendimento especializado (Sala de Recursos e Apoio).
5) Apoio da equipe pedagógica com cada aluno; Comunicação aos pais.
6) A preocupação com a manutenção de índices escolares atrapalha as decisões de reprovação, contribuindo para uma aprovação em massa. Falta participação da direção nos conselhos de classe, bem como de professores, devido aos conselhos serem simultâneos ou possuem aula em outras escolas. Algumas práticas são realizadas individualmente e não pelo coletivo.
7) Participação de todos: professores, direção e pedagogos.
Valorizar o momento do conselho como troca de experiências, na busca de soluções dos problemas da sala de aula.
As atas preenchidas no conselho são formulários padronizados, sem muitos registros individuais dos alunos.
Problema:
Falta de valores familiares;
Impactos negativos
A partir desta questão falta respeito e obediência que refletem negativamente na vida escolar.
Falta de interesse pelo estudo;
Falta de respeito aos professores e colegas.
Valorização do ter em contraponto com o ser.
Ações
Estimular mais no espaço da sala de aula reflexões sobre problemas sociais e visões de mundo reeditadas sem questionamentos.
Problema:
Formação falha dos professores.
Impactos negativos
Desrespeito ao trabalho docente;
Conteúdo fragmentado
Falta de interesse pelo estudo;
Ações
Desde a formação universitária dos licenciados deve ser revista, mais práticas pedagógicas e reflexões sobre o papel social do professor.
Problema:
Alunos com dificuldades desde as séries iniciais. Apenas decodificam. Falta de hábitos de estudo e baixa estima;
Impactos negativos
Não possui compreensão dos conteúdos levando ao insucesso e evasão.
Ações
Eliminar a progressão automática quando o aluno não possui pré-requisitos básicos de entendimento.
Problema:
Problemas disciplinares;
Impactos negativos
Falta de respeito aos professores e colegas, violência e uso de drogas.
Baixo rendimento escolar.
Ações
Doutrinação dos pais e responsáveis.
Ações educativas para melhorar a aplicação e cumprimentos de regras do convívio social.
Problema:
Falta de tecnologias que possibilitem o trabalho pedagógico na sala de aula.
Impactos negativos
Aulas pouco atraentes para uma geração tecnológica.
Ações
Mais investimentos em infraestrutura, equipamentos de qualidade e atualizados.
Problema:
Condições precárias para inclusão.
Impactos negativos
Pró-forma.
Bulling.
Capital humano e material.
Ações
Mais formações pedagógicas
Adequação entre teoria e prática.
Estrutura adequada, menos alunos em sala e materiais pedagógicos.
Interação maior entre os professores das disciplinas e os PEES e PACA
Problema:
Falta delimitação das ações planejadas para a área pedagógica da escola.
Impactos negativos
Pouca resolução dos problemas de forma imediata.
Falta de conivência nas ações disciplinares.
Baixa rendimento nas orientações pedagógicas com professores.
Falta de comunicação eficiente entre os grupos da comunidade escolar.
Ações
Maior organização dos horários para um trabalho efetivo por disciplinas (hora atividade, formação e planejamento).
Incluir projetos de iniciação científica.
Delimitar funções especificas que diferem questões pedagógicas com questões pessoais do aluno. Atribuições de pedagogos para atendimentos pedagógicos, enquanto professores readaptados e funcionários para questões alheias (problemas de saúde, disciplinares, etc)
Fonte:
Professores do Colégio Estadual Professor Victório