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Grupo do COLÉGIO ESTADUAL JOÃO TURIN
Orientadora de estudo; JUDITE VELLOZO LUCASKI
Cursistas:
AUREA DO VALLE LEMOS LIOTTO
DIRCEU JOSÉ DE PAULA
MARIA CRIST. TORRES DO NASCIMENTO
PEDRO RODACZYNSKI JUNIOR
SAULO POLATO RIBAS
TEREZINHA SOUZA
Para a realização desta reflexão e ação, tomamos como base o conselho de classe realizado no primeiro trimestre do corrente ano. Na pauta, os problemas levantados pelos professores foi a falta de comprometimento dos alunos em relação às tarefas, indisciplina, o aprendizado e o rendimento dos alunos com algum tipo de transtorno. Por parte dos alunos, falta de respeito de uns para com os outros e com os professores e falta de acompanhamento dos pais nas tarefas e nos avisos escolares, muitas vezes devido à falta de tempo e de preparo cultural.
Como encaminhamentos, foi realizado um pré-conselho com os alunos e professores, com oportunidade de avaliar a escola como um todo e apresentar sugestões de melhoria. No caso de alunos com laudo médico, o estabelecimento já os encaminhou à unidade de saúde.
Nesse contexto, é importante diferenciar queixa e problema. O primeiro, refere-se a fatos e comportamentos que desagradam alunos e professores no cotidiano. O segundo, é quando esses fatos prejudicam o processo de ensino e aprendizagem e as relações interpessoais.
Isso posto, as questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no conselho foram aquelas que agradam/desagradam professores e alunos, a demanda de diferenciação do ensino e da avaliação de alunos com necessidades especiais e um olhar especial sobre o rendimento escolar individual e coletivo da turma como um todo, além de buscar atender, a partir desse momento, as demandas levantadas no pré-conselho.
Observou-se como inovação do conselho de classe em questão o chamamento dos alunos a avaliar o estabelecimento e apontar falhas e sugestões. Como desdobramento da ação, e centrar em avaliações cognitivas.o diálogo com os envolvidos para ciência e mudança de postura e o desejo de que nos próximos conselhos sejam criadas condições de avaliação individual de cada turma, concentrando-se nos avanços, limites e possibilidades e rompendo com a postura de centrar em avaliações cognitivas.