Conselho de Classe

Conselho de Classe
1) Problemas: Enquanto professores observamos restritamente a nota do aluno e os seus problemas de comportamento (vida do aluno e não seu desenvolvimento e progresso na aprendizagem). O tempo é insuficiente para debates mais aprofundados sobre cada situação/aluno. A participação do coletivo da equipe pedagógica é falha.
2) Encaminhamentos: Sugestões de palestras; Avaliações diferenciadas; Sala de Recursos e Apoio.
3) Queixa: Restringe-se a lamentações e reclamações.
Problema: Evidencia-se uma dificuldade que necessita de solução.
4) Questões de Ensino Aprendizagem: Intervenção Pedagógica; Encaminhamentos para atendimento especializado (Sala de Recursos e Apoio).
5) Apoio da equipe pedagógica com cada aluno; Comunicação aos pais.
6) A preocupação com a manutenção de índices escolares atrapalha as decisões de reprovação, contribuindo para uma aprovação em massa. Falta participação da direção nos conselhos de classe, bem como de professores, devido aos conselhos serem simultâneos ou possuem aula em outras escolas. Algumas práticas são realizadas individualmente e não pelo coletivo.
7) Participação de todos: professores, direção e pedagogos.
Valorizar o momento do conselho como troca de experiências, na busca de soluções dos problemas da sala de aula.
As atas preenchidas no conselho são formulários padronizados, sem muitos registros individuais dos alunos.