conhecimento: senso comum e saber escolar

Com a ciência de que o currículo deve ser pensado levando em consideração o conhecimento do senso comum, necessita transformar esse conhecimento em saber escolar, cuja apropriação acontece, principalmente, na interação entre os educandos, buscando respostas para os diversos desafios que se apresentam no seu dia a dia.

Nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio considera a pesquisa como princípio pedagógica, dando autonomia ao educando para a construção do conhecimento, aliando o conhecimento com o interesse do aluno. As Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná também pode  ser pensada a pesquisa aliada com o diálogo interdisciplinar e, nesse diálogo, é possível abordar os eixos de integração: cultura,ciência, tecnologia e trabalho.

Visando a formação integral, acredito que, ao desenvolver o trabalho com os educandos, é pensado numa formação voltada para a emancipação e autonomia, tanto intelectual quanto moral. É pensado no papel que o educando vai desempenhar na sociedade onde vive, de forma crítica e participativa.

Acredito, também, que o maior entrave é manter o interesse do aluno no que se está trabalhando/estudando. Sabe-se que, principalmente no ensino noturno, após uma ampla jornada de trabalho, o sono e o cansaço acompanham o aluno no desenvolvimento das atividades. Sendo assim, acredito ainda, que toda equipe de profissionais da educação que atendem esse aluno, precisam fazer “malabarismos” para que a atenção do aluno esteja voltada exclusivamente para a aprendizagem. O acesso ao conhecimento escolarizado é um meio para  o exercício da cidadania, de forma reflexiva e crítica.