Conhecimento científico: possibilidade de transformação social

Discussões: Reflexão e Ação – Temática III
Colégio Estadual João Manoel Mondrone - Medianeira/PR
Coordenadora: Liana Guidolin
Componentes do grupo:Liamara, Maria Roseli, Marisete, Rosiney, Sérgio e Viviane

A)O trabalho escolar, embora encontre (e tenha) muitas lacunas, se dá na Perspectiva do Trabalho como Princípio Educativo, considerando para isso, os eixos da Ciência, da Tecnologia e da Cultura.Visto que, o professor, ao desenvolver as suas aulas não trabalha os conteúdos de forma descontextualizada e fragmentada (como se eles fossem ciências “puras”), mas sitia-os em suas condições de produção, ou seja, considera  o contexto social, cultural e ideológico nos quais eles foram produzidos. E ainda, busca fazer isso de forma crítica a fim de que o aluno perceba a importância e a necessidade da apropriação desses conhecimentos, desenvolvidos e acumulados ao longo da história da humanidade. Conhecimentos que o acompanharão durante toda a vida e proporcionarão a produção de novos conhecimentos e a possibilidade de transformação social.

B)O eixo integrador do currículo do Ensino Médio, de acordo com as DCNs é formado pelas dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, que se constituem como princípios básicos para a formação humana. De acordo com esse documento, a educação no EM se dará por meio do trabalho disciplinar, o qual ocorrerá, na medida do necessário e do possível, de forma interdisciplinar. O que a escola precisa é ter condições reais de trabalho para que, de fato, o conhecimento científico possa ser desenvolvido, em sua totalidade, de acordo com as dimensões propostas.

C) As finalidades elencadas no caderno III etapaI, do MEC (p.34-35) não se dão, segundo o documento, de forma disciplinar, mas se estabelecem na totalidade do processo educacional. São “princípios” (conhecimentos) desenvolvidos que acompanharão o aluno ao longo de sua vida, seja acadêmica ou não. No entanto, para que esse trabalho se efetive, em sua totalidade, é fundamental que todos os elementos do sistema educacional estejam envolvidos nesse processo e, em especial, aqueles que “mantém” financeiramente as instituições de ensino, pois só com condições de trabalho dignas é que a escola poderá desenvolver a sua função.

D)Durante o trabalho pedagógico, percebemos que os alunos, em sua maioria, reconhecem a importância e a necessidade da escola. O que, no entanto acontece, é que, não raras as vezes, eles não se dispõem a dedicar o tempo que supostamente seria necessário para o desenvolvimento das atividades escolares, seja em sala de aula, seja em casa. Sobre as “finalidades” propostas pelo MEC (Caderno II etapa I) podemos afirmar que a escola deixa sim “marcas” no aluno. Em outras palavras, o aluno, durante todo o processo escolar, desenvolve aspectos diversos como a criticidade, a autonomia e a compreensão de que é o trabalho do sujeito social que move e transforma a sociedade.