Vimos no Caderno I que os desafios enfrentados pela Educação são históricos. No passado o acesso à Educação era para poucos privilegiados. Mas, se agora, a acessibilidade está sendo minimizada, mesmo que não de forma ideal, temos outros desafios a enfrentar: a evasão, o afunilamento, o currículo e as metodologias “engessadas”, não atrativas, jovens que trabalham...
A formação humana integral depende de políticas públicas realmente comprometidas com este propósito; não só no que tange à educação, mas à saúde, à cultura, ao esporte, ao lazer... É necessário um compromisso sério e abrangente no sentido de melhorar a sociedade, de maneira que os sujeitos da educação tenham garantidas suas necessidades; o que é dever do Estado. Com certeza essa mudança, se possível, seria lenta e gradativa. No entanto, urge começar de algum setor.
Com o intuito de fortalecer o Ensino Médio, é possível vislumbrar os primeiros passos na direção de uma formação humana integral; para isso se faz necessário investimento cada vez maior em capacitação, equipamentos e ferramentas tecnológicas aptas para uso; valorização dos profissionais; entre outros, além de se implantar medidas como, por exemplo, a redução do número de alunos por sala. Os caminhos podem começar a ser traçados, mas é preciso que as estradas sejam construídas.