COLÉGIO ESTADUAL TATUQUARA
PROFESSORES:
Vanessa Dybax
Nabor Mauricio Oliveira Chagas
Patrícia Baptista Guerino
Jorge Vitor de Souza
Márcia Valéria Schneider Dias
Silvia Batista de Souza
Para que a Escola cumpra sua função social, faz-se necessária uma participação ativa dos estudantes e uma correta integração dos mesmos nas decisões escolares.
Os Jovens precisam ser percebidos como sujeitos de direitos e de cultura, e não como “objetos” de nossas intenções educativas. Aos nossos discentes cabe, na maioria das escolas, acatar as decisões de minorias que a eles são impostas. Para muitos docentes, os alunos são apenas números. Destacamos que certas disciplinas, como a sociologia, por exemplo, precisam se fortalecer dentro da escola, a fim de que os jovens percebam a importância que possuem na construção da sociedade, na tomada de decisões, e que para tanto é preciso uma atitude de confronto, saindo da “zona de conforto”, e que haja verdadeiramente uma representatividade ativa de Grêmios, que vá além da organização de festas comemorativas.
Os alunos perceberão nosso interesse nessa construção coletiva à medida que os questionamos a cerca do que eles pensam realmente, do que eles esperam da escola, instigando, proporcionando chances para que os estudantes falem de si e dos seus projetos, participando do seu cotidiano, mostrando que nos preocupamos e que reconhecemos a importância que eles possuem.
Acreditamos que a participação potencializa o processo ensino-aprendizagem, aumentando o estímulo, melhorando a escrita, maximizando o desenvolvimento da capacidade de argumentação, do senso crítico e da defesa de diferentes pontos de vista.