Como estudar textos longos para o Enem

Na hora de se preparar para o Enem, vocês já devem saber que a solução não é decorar os textos e sim entendê-los. Quando aparece um texto longo então, aí é que a maioria relaxa, e é onde se deve ter mais atenção. Por isso, o Universia Brasil separou algumas dicas para te ajudar.

Sempre que aparece um texto muito comprido, os estudantes se assustam e muitos têm preguiça de ler. Isso, como todos sabem, é um grande erro. O que vale é ter uma boa preparação, um plano de estudos, dedicação e concentração. Não pode se desesperar. Dê uma olhada abaixo. Quem sabe não facilita sua angústia ante a textos muito longos?

As dicas valem tanto para o Enem, quanto para qualquer outro tipo de prova:

1 – Antecedência

Quando você já sabe quando é a prova que tem que fazer, o ideal é que comece a estudar com antecedência revisando partes do texto de cada vez. Dessa forma, você conseguirá entender melhor o que está sendo dito e criar uma linha de raciocínio, além de ter a tranquilidade de poder ler sem pressa.

2 – Palavras-chave

Grifar com aquelas canetas marca-texto é bastante útil, desde que seja feito da forma certa. Marcar um parágrafo de dez linhas, por exemplo, não ajudará no processo de memorização. Ao invés disso, grife palavras-chave que o ajudem a lembrar do conteúdo do resto do parágrafo.

3 – Faça o seu próprio resumo

Esqueça os resumos da internet! Leia o conteúdo e crie o seu próprio texto com os pontos que você considerar interessante. Lembre-se de que o resumo não precisa ser apenas em tópicos, mas também pode ser em diagramas, imagens ou qualquer outra ferramenta que melhore a sua memória.

4 – Entenda o que está sendo dito

Seu texto é sobre um tema que tem termos científicos ou pouco conhecidos? Neste caso, assegure-se de que você entende tudo o que está sendo dito. Use o dicionário quando ele for necessário. É melhor levar um tempinho a mais e compreender o conteúdo do que revisá-lo rapidamente e aproveitá-lo pouco.

5 – Não tenha vergonha de pedir ajuda!

Chame amigos que entendem o assunto, pergunte a professores ou familiares… Leia em voz alta para eles. Se eles entenderem, é porque você está por dentro do assunto. O importante é encontrar a melhor forma de estudar os textos e entendê-los.

Tá vendo como um texto longo não precisa ser esse bicho de sete cabeças? Tente seguir as dicas e já pode começar a praticá-las, o quanto antes, para quem for fazer o Enem 2014…

Texto do site: http://canaldoensino.com.br/blog/como-estudar-textos-longos-para-o-enem