PARTICIPANTES: ANGELA DENISE CARRER BASSO, FRANCIELI DALBOSCO, SANDRA MARIZA ZANATTA, MARCIA SEHN, ROSANE BASSO, DANIEL GRASSI
ORIENTADORA: MARLI LENIR DE ROSSO RIBOLDI
Proporcionar a discussão coletiva do PTD é a chave da questão para uma efetiva discussão a respeito da elaboração do trabalho coletivo.
Inicialmente, podemos apontar algumas das problemáticas como a rotatividade de profissionais, a dificuldade em organizar um horário concentrado, a própria resistência em discutir acerca da realização da prática.
O trabalho coletivo necessita inicialmente de disponibilidade para realizá-lo, pois precisamos de formação para selecionar, identificar os conteúdos possíveis de ser trabalhados de maneira interdisciplinar.
Haja vista a dificuldade de concilio de horários deveríamos ter um momento exclusivo de formação, pois há que se dedicar um tempo especial para estabelecer essa reestruturação.
Conscientizar e motivar o grupo para a importância do trabalho interdisciplinar é algo também que merece dedicação, pois ainda que se encontra relutância.
De uma vez o grupo organizado, o mesmo deverá definir as temáticas e na sequência os conteúdos selecionados e a reestruturação do plano de trabalho docente.
Para definir as temáticas seria importante apontar as problemáticas que interferem no dia a dia escolar: tecnologias, drogadição, mercado de trabalho, falta de objetivo/interesse na escola.
Eleger duas temáticas centrais para então os professores verificarem quais conteúdos e séries que se enquadram naquela discussão. bem como o cronograma para a aplicação das temáticas.
Utilizar as diferentes metodologias disponíveis será também uma das ferramentas para viabilizar o trabalho pedagógico e docente
Os processos avaliativos podem ser discutidos em conjunto, sendo que cada disciplina irá definir suas avaliações com produção textual, análise de gráficos, realização de pesquisa de campo, entre outros, tudo isso mensurando e definindo os critérios avaliativos. Outro modo de avaliação, até mesmo para que os professores sintam o empenho de cada aluno, seria propor a exposição dos resultados das pesquisas em um seminário para a comunidade, culminando com a palestra de um especialista.