COMO ABORDAR A QUESTÃO DA GRAVIDEZ NA ESCOLA
Ednilson Junior Cordeiro (Inglês)
Thaysa Mara Vieira da Veiga (História - Filosofia )
Dulcilene de Oliveira (Matemática)
A gravidez não planejada na adolescência traz sérias implicações biológicas, familiares, psicológicas, econômicas, além de sociais que atingem o adolescente e a sociedade como um todo sendo um problema de saúde pública. A escola tem papel fundamental no processo de prevenção, já que há grande o número de adolescentes grávidas no âmbito escolar. O ponto de partida é fazer os adolescentes refletirem sobre o futuro é fazer com que eles se imaginam com um filho daqui a um ou dois anos? Provavelmente não. Então é bom que tomem as medidas necessárias para evitar uma gravidez indesejada. A partir dessa reflexão, pode-se passar para uma fase de orientação: como evitar uma gravidez? Quais são os principais métodos contraceptivos e como O Programa Saúde na Escola (PSE) tem a finalidade de contribuir para a formação integral das/dos estudantes da rede pública de Educação Básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde? Partindo desses princípios, podemos explorar esse tema em várias disciplinas dentro do âmbito escolar, fazendo as diferentes disciplinas do currículo escolar dialogarem entre si.
Um atividade que poderia ser proposta, seria uma análise de folders de prevenção à gravidez utilizados em escolas públicas dos Estados Unidos, pois assim como no Brasil, a gravidez precoce é um problema social nesse país também. O foco principal seria a prevenção à gravidez , mas nas aulas de Inglês, os alunos iriam trabalhar toda a questão da construção da língua, diferenças da estrutura das línguas (Inglês x português), vocabulário, e toda a questão de diferenças de valores culturais dos norte-americanos e brasileiro. Utilizando dos gêneros discursivos e seus conteúdos estruturais como conteúdo básico para adentrar o assunto.
Feito esse estudo, outras disciplinas poderiam dar continuidade ao tema. Na disciplina de história podemos focar que a gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A partir desse tema vamos falar das diferenças culturais entre Brasil x Estados Unidos, arrecadar folders antigos que já foram distribuídos no Brasil para expor sobre prevenção da gravidez precoce, pesquisar dados referentes aos Estados Unidos com relação a gravidez precoce e fazer uma comparação com os dados do Brasil. Também destacar a importância do diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação. Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais, quando a escola promove explicações sobre como se prevenir, o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis.
Com todos esses dados iremos realizar uma dinâmica junto aos alunos para mostrar como a gravidez na adolescência pode interromper sonhos profissionais. Para realizar essa dinâmica vamos utilizar a seguinte frase do senador alagoano Teotônio Vilela (1917-1983): “O sonho é próprio de todos nós. Não há nenhuma realidade, sem que antes se tenha sonhado com ela”. A partir dessa frase iremos iniciar a dinâmica levantando as seguintes perguntas: 1) Quem já sabe qual profissão irá seguir? 2) Escrever o nome de todas as profissões que conhecem. 3) Dois grupos irão representar um garoto e os outros dois uma garota. Eles devem construir um personagem com um nome. 4) O grupo deve escolher dentre as profissões que listou, aquelas que o seu personagem teria condições de exercer. 5) O professor deve inserir um fator surpresa: ele entrega a cada grupo uma bexiga cheia e diz que isto significa uma gravidez. Quer dizer que o seu personagem “ficou grávida (o)”. 6) Eles devem reler suas escolhas e ver se será necessária alguma alteração por conta da novidade. 7) Quando os grupos estiverem prontos, eles devem apresentar seu personagem, contar quais as profissões que tinham escolhido para ele e quais depois de aparecer a gravidez ele de fato poderia vir a cursar ou exercer. Em seguida, abre para uma discussão sobre o impacto da gravidez nas escolhas profissionais.
Dentro da disciplina de filosofia com o tema Ética vamos destacar que atualmente, a gravidez na adolescência não é mais sinônima de tragédia, mas ainda sim de muitos problemas. O medo dos jovens ao descobrir que vão ser pai ou mãe ainda deixa a dúvida de como será a vida com a chegada de uma criança e como seus pais reagirão com essa notícia. Junto com o tema gravidez precoce abordaremos com os alunos, as famílias e os adolescentes que convivem neste momento com esses “fantasmas” como o do aborto, pai ou mãe solteira e do casamento inesperado devido a uma gravidez, carregados de todos os valores sociais que os cercam. Também destacar as implicações financeiras e morais, desejos frustrados com relação aos filhos, novas responsabilidades, enfim uma nova forma de viver.
Desse modo trabalharemos com criações de panfletos alertando das consequências de uma gravidez precoce, onde pode parecer um pouco repetitivo mais não é por acaso que alertamos sobre a importância do uso de preservativo constantemente, não apenas para evitar doenças sexualmente transmissíveis, mais também para evitar situações como essa. Isso mostra como um simples descuido pode se tornar em um grande problema.
Para diminuir o número de adolescentes grávidas faremos ações de prevenção realizadas no colégio, orientação sobre métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas juntos aos postos de saúde que podem ajudar a reduzir o número de adolescentes grávidas no Brasil.
Na parte das exatas, pode se utilizar do tema e trabalhar diversos conteúdos matemáticos, embasado somente nos dados estatísticos dos EUA e do Brasil, dentre os quais podemos destacar: porcentual de adolescentes grávidas, tanto no Brasil como nos EUA, população e amostra; frequência absoluta e relativa; distribuição de frequência; histogramas; gráficos de barras, colunas e setores, tudo em consonância com a exploração do campo da matemática, como proposto nas diretrizes curriculares.
Quadro de conteúdos de Matemática
Tipos de conteúdos Composição
Factuais Qual a porcentagem da população adolescente grávida no Brasil? E nos EUA?
Conceituais O que é estatística? O que os gráficos evidenciam e comprovam a respeito da gravidez na adolescência.
Procedimentais Construção de gráficos (colunas, barras e setores)
Atitudinais Cooperação no grupo ao resolverem os problemas e trabalhos propostos.
Anexo 1 (Folder em inglês sobre a prevenção da gravidez na adolescência)
Anexo 2 (Plano de aula)
Nome da atividade: Escolha Profissional
Objetivo
Estimular a prevenção de gravidez na adolescência por meio da percepção do impacto que ela pode causar nas escolhas profissional.
Conteúdo
- Gravidez na adolescência
- Alternativas profissionais
Ano
1º ano do Ensino Médio
Tempo estimado
Uma aula
Material necessário
Papel sulfite
Caneta
Bexigas
Desenvolvimento
1ª etapa
Comece perguntando aos alunos quem já sabe qual profissão irá seguir. Provavelmente, poucos irão se manifestar. Mesmo assim, peça para que eles falem o que gostariam de ser. Isso vai estimular o grupo a pensar sobre as profissões existentes.
2ª etapa
Divida a turma em quatro grupos e peça que cada grupo se acomode num canto da sala. Em seguida, peça que cada grupo escolha um relator. Explique que eles farão o jogo sobre as profissões. Entregue para cada grupo uma folha de papel sulfite, onde eles deverão escrever o nome de todas as profissões que conhecem, a partir do momento que for anunciado o início do jogo pelo professor. Eles terão cinco minutos para fazer a atividade. Para cada profissão escrita e aceita como tal pelos grupos, o grupo da vez ganha 01 ponto.
3ª etapa
Tem início a competição. O professor pode usar um apito para este anúncio, bater palmas ou simplesmente informar que começou a valer o tempo.
Os relatores devem escrever as profissões que seus colegas de grupo falarem. Durante este tempo, o professor deve passar de grupo em grupo estimulando sua produção e tirando dúvidas.
Passados os cinco minutos, o professor anuncia o término do tempo e pede para os relatores de cada grupo se dirigirem ao centro da sala para a leitura em voz alta das profissões listadas por cada grupo. Cada atividade enunciada deve ser aprovada como profissão pela maioria dos alunos para que o grupo receba os pontos.
4ª etapa
Agora o professor fala que dois grupos irão representar um garoto e os outros dois uma garota. Eles devem construir um personagem com um nome – que não pode ser de ninguém da turma –, com uma idade aproximada ou igual à deles e na mesma condição social e econômica.
Em seguida, o grupo deve escolher dentre as profissões que listou, aquelas que o seu personagem teria condições de exercer. O relator deve colocar um S (simbolizando sim) para aquelas que forem escolhidas.
Depois de alguns minutos, quando os grupos estiverem bem concentrados, já finalizando as escolhas das profissões, o professor deve inserir um fator surpresa: ele entrega a cada grupo uma bexiga cheia e diz que isto significa uma gravidez. Quer dizer que o seu personagem “ficou grávida (o)”.
Eles devem reler suas escolhas e ver se será necessária alguma alteração por conta da novidade. Caso eles julguem que o personagem grávido não conseguirá atingir seus objetivos tendo engravidado na adolescência, eles devem escrever ao lado do “S” a sigla “NG” – ( que significa não quando grávida(o))
Para atividade listada que recebeu apenas S, o grupo ganha mais um ponto.
Quando os grupos estiverem prontos, eles devem apresentar seu personagem, contar quais as profissões que tinham escolhido para ele e quais depois de aparecer a gravidez ele de fato poderia vir a cursar ou exercer. O professor pontua os grupos, anuncia o vencedor e, em seguida, abre para uma discussão sobre o impacto da gravidez nas escolhas profissionais.
Avaliação
Peça que os alunos escrevam em uma tira de papel qual o impacto que uma gravidez na adolescência poderia causar na escolha profissional deles.
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