Colegio Mondrone - REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO 2

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 2

COLEGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE

SOLANGE, PATRICIA, SANDRA CAARA, MARIANA, MARIZETE, SERGIO, VIVIANE 

 

1) As DNCs trazem os conteúdos específicos para cada disciplina/ano/séries. O Planejamento do Trabalho Docente – PTD, através da interdisciplinaridade, pode ser planejado integrando os conteúdos de cada ano/série. Para que isso aconteça é necessário que os professores da mesma série, façam seus planejamentos no início do ano juntos (projetos, salas de apoio, passeios, visitas) para que possa fazer a integração dos mesmos e na medida do possível fazer a correlação com a realidade em que o aluno está inserido.
Fazendo um comparativo com os anos iniciais do EF, os conteúdos são repassados por um só professor de forma interdisciplinar onde o aluno consegue perceber o mundo a sua volta de uma forma contextualizada e as disciplinas são expostas no cotidiano do aluno.
A partir dos anos finais do EF e EM, o aluno se depara com disciplinas trabalhadas de forma isolada, onde cada professor trabalha seus conteúdos de forma compartimentada. Se pensarmos que ao redor da vida do aluno concentram-se todas as disciplinas, tais como o Português, a Geografia, a Biologia, a História e assim por diante, os professores poderiam agregar os conhecimentos de suas disciplinas fazendo a correlação com o seu cotidiano e interligando essas disciplinas, pois sempre uma disciplina contempla um pouco de outra.

2) Ao questionar um grupo de 8 alunos do ensino médio, do período da manhã, sobre os itens: “quais são seus valores atuais?” , “Quais são seus planos para o futuro?” e “Como se imagina daqui a 10 anos?”, as respostas que surgiram foram as seguintes:

Valores atuais
Família, amigos, Deus, estudos , compromisso, sinceridade, respeito,
família sempre em primeiro lugar, preservação e renovação de boas amizades e comprometimento com os estudos.
Analisando as respostas individuais pudemos constatar que todos os alunos entrevistados mencionaram a família e a grande maioria mencionou Deus.

Planos para o futuro (respostas individuais)
• Conseguir chegar ao cargo de delegada e ter minha família junto de mim.
• Fazer bem feito tudo me dedicar em tudo o que faço,
• Terminar o ensino médio e conseguir entrar em uma boa faculdade
• Pro meu futuro quero uma família bem grande, paz, uma casa da qual eu goste;
• Passar numa ótima universidade, fazer engenharia civil e conseguir me sustentar logo,
• Quero poder ter condições de pagar uma empregada sempre, pois odeio passar roupa e lavar os meus calçados.
• Me formar no ensino médio, fazer faculdade e conseguir ser independente com, por exemplo, casa própria.
• Fazer uma boa faculdade e ser feliz.

Como se imaginam daqui  a 10 anos (respostas individuais)
• Terminar a faculdade e passar no concurso de investigadora.
• Estar formada e começar a fazer mestrado na área que eu começar(fazer faculdade), ter uma casa, um carro,uma vida boa que eu possa ter tudo ou quase tudo o que quiser.
• Com filhos, me formar, com um bom trabalho e construído uma família.
• Ter terminado a faculdade e me encaminhando para o meu trabalho, ter amigos e ser feliz.
• Me vejo começando uma carreira como engenheira. Independente, talvez procurando um marido e viajando muito com o meu ótimo salário.
• Pretendo estar em um bom emprego, fazendo o que eu amo, com uma linda família e tirando longas férias na Europa, se Deus quiser.
• Exercendo bem uma profissão que eu goste e com metas cumpridas.
• Jogando futebol na Europa, na seleção, com uma gata do lado, muitos amigos, muito amor e principalmente muito Deus.

3) Antigamente a Língua Portuguesa focava os conteúdos na gramática tradicional e da nomenclatura. Hoje o aluno precisa saber o significado da Língua dentro do texto. O aluno hoje necessita dominar a Linguagem (interpretar, compreender conceitos, ter visão de mundo, compreender o significado das várias linguagens – tecnológica, geográfica, manifestações artísticas que são necessárias para dominar a linguagem) pois numa prova do Enem, por exemplo, dentro de uma questão engloba vária disciplinas onde o aluno necessita entender as várias formas de linguagem dentro contexto que ela se apresenta. Dentro dessas questões o aluno necessita elaborar uma argumentação convincente, ou seja, ter argumentos sólidos, convincentes para o convencimento do tema que está sendo discutido.
Já na disciplina de Geografia na década de 70 era uma disciplina da decoreba dos conceitos prontos e acabados e não fazia reflexão crítica de como está o mundo, o que interfere na vida das pessoas. A separação da Geografia física e humana era teoria e não fazia reflexão com a realidade do aluno e os conceitos eram fragmentados. Na atualidade a Geografia vista como uma ciência crítica construída a partir do conhecimento empírico para o conhecimento científico.
Num trabalho realizado no PDE pela professora de Língua Portuguesa, Solange Busato, abordou-se o texto literário e suas potencialidades em retratar, esteticamente, aspectos históricos e culturais da realidade do país, visando à formação de leitores críticos e reflexivos, pois, conforme Candido (1972), a literatura tem a capacidade de transformar e humanizar o homem.
Esse projeto, além de ter seu foco na literatura e o desenvolvimento humano, também possibilita o trabalho da interdisciplinaridade sugerindo a execução de um Júri simulado e a realização de algumas tarefas onde o empenho e colaboração da turma são fundamentais e também possibilitando a participação de outras disciplinas, como por exemplo a de Direito, integrada com a colaboração do professor de Artes para o momento de montar o cenário, e se possível do professor de História para complementar no contexto histórico do período escravocrata.

4) Com alunos do 1º Formação de Docentes foi realizado o sal temperado. O objetivo da confecção do sal temperado era mostrar às pessoas que devemos reduzir o consumo de sal, continuar consumindo ervas e chás que são comuns no nosso jardim ou horta; por menor que seja o terreno é necessário manter um pedaçinho de solo para cultivar ervas e temperos e manter os hábitos dos nossos avós. O consumo de ervas aromáticas promove harmonia, conforto, bem estar e saúde para o nosso organismo, evitando, com esse hábito, a ingestão de medicamentos e reduzindo o sal que provoca problemas cardíacos.

Foi realizada uma pesquisa sobre as diversas ervas existentes na nossa região, sobre a sua origem, o tipo de solo e clima favorável para o desenvolvimento e quais os seus benefícios para a saúde. Essa pesquisa foi apresentada pelos grupos no dia da confecção do sal temperado.
Todos os alunos trouxeram para a escola uma grande variedade de ervas que foram encontradas em suas casas e na de seus vizinhos. Elas foram expostas, catalogadas e apresentadas através de pesquisa em grupo expondo suas características e propriedades, bem como sua origem, clima e solo favorável.
De acordo com a receita, cada grupo realizou uma tarefa, como: picar as ervas, fotografar, mexer o sal e os temperos na panela, embalar, distribuir, etc.
Essa ação foi realizada com as disciplinas de Geografia e Ciências.