Colegio Mondrone - Maria de Fatima , Patricia , Rafaela , Solange, Sandra, Mariana.

COLEGIO ESTADUAL JÃO MANOEL MONDRONE - MEDIANEIRA

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V
1) As decisões são tomadas sempre “lideres” de grupo, não sabemos de tudo que acontece na escola, os projetos realizados, talvez seja a grande dimensão da escola, as inúmeras atividades que temos que realizar em nossas disciplinas, não tendo tempo hábil para participação em todos os projetos.

2) Não houve reunião, por setor da escola, para escolha da comissão consultiva, para consulta a comunidade para a escolha de diretor. Talvez seja pelo tempo estabelecido pelo governo, por que não era para sair a eleição, mas como é lei resolveu-se enviar o edital para a escolha em um mês. Assim ficou difícil para a direção, provavelmente, escolher os representantes da comissão.

3) Funcionários e professores foram convidados para participar do conselho escolar. O conselho funciona adequadamente em nossa escola, são realizadas reuniões periódicas para deliberações pertinentes a escola. A problemática apontada é que professores participantes do conselho, muitas vezes não podem participar das reuniões por que trabalham no horário que são realizadas as reuniões. Assim concordamos com o que foi decidido nas reuniões.

4) Foi realizado um trabalho de conscientização e formação do Grêmio estudantil na escola por parte da equipe pedagógica, mas não houve alunos interessados para montagem da chapa para eleição. Em 2013, tínhamos um grêmio atuante que colaborou na organização de atividades com alunos, como o dia da criança, do estudante, feira, jogos e formatura. Foi importante o trabalho de alguns membros por que atuava junto aos alunos colocando seu ponto de vista e ate ajudando na organização disciplinar em sala de aula. Destacando o trabalho do aluno Welinton Reis do 3º Ano do ensino Médio.

5) Quando a aplicação dos recursos, tanto da APMF e do Governo Federal e Estadual são geralmente discutidos com os professores e funcionários, em dias normais, na hora do intervalo ou em reuniões pedagógicas.
São colocadas as propostas e os professores opinam referentes ao material necessários ou reformas.
Quanto aos pais, os que fazem parte da APMF, discutem em reuniões especificas para discutir cada verba disponível.
Os demais pais, sentimos que a participação na escola é cada vez menor principalmente em reuniões, pedagógicas para discutir sobre a aprendizagem de seu filho. Assim como nas assembleias gerais realizadas durante o ano letivo.
Percebemos que o graus cultural dos pais interfere nestas participações, aqueles que se preocupam com os conhecimentos e o futuro de seus filhos. Nossa escola possui muitas turmas (56)e vários cursos, talvez isto, dificulta as comunicações internas na própria escola

6) O PPP é um documento elaborado em todas as instituições de ensino descrevendo sua forma de funcionamento, aspectos gerais como avaliação, concepção filosófica, as funções de cada profissional, entre outros. Em nossa Escola este documento foi construído de forma coletiva e é atualizado anualmente. O Projeto Politico Pedagógico é um documento que representa a identidade da escola, busca concretizar idéias, alcançar objetivos, firmar valores estruturados com base na realidade vivenciada. A realidade em sala de aula é fazer a construção do mesmo, transforma-lo em um sujeito critico e participativo.