COLEGIO JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO – CADERNO IV

COLEGIO JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO – CADERNO IV
ORIENTADOR – PROFº GILBERT MARQUES

Quando falamos em ensino integrado torna-se claro que estamos voltados para integrar o aluno numa sequência de conhecimentos, que estarão relacionados com o que ensinamos nas disciplinas do currículo escolar. Infelizmente, as metodologias empregadas não permitem ao aluno ultrapassar as barreiras dos cadernos, cálculos, mapas, resumos, apresentações em sala de aula, pesquisas na internet, visitas a museus, parques ou jogos.
O aluno não percebe que todas essas práticas fazem parte de seu cotidiano, e o que a escola faz é aproximá-lo de todas as questões práticas da vida, por exemplo, quando falamos em trabalho na sala de aula é para que o aluno perceba que ao concluir o Ensino Médio, provavelmente, vá em busca de um emprego.
Mas, será que estará preparado?
Durante as suas aulas, será que os professores repassam conhecimentos que lhe permitem enfrentar um vestibular e ser classificado para frequentar uma universidade?
Bem sabemos que a cultura abrange um leque de conhecimentos de todos os povos e dos mais variados assuntos.
Será que os alunos lembram-se de que já aprenderam essas noções?
Quanto a tecnologia, os alunos se aventuram em buscas na internet apenas em assuntos que lhe interessam e, outras vezes um conteúdo que o professor pede.
Acreditamos que é necessário fazer com que nossos alunos se interessem mais pela vida, pelo futuro e pelos conteúdos ensinados diariamente pois, só assim será possível permitir que o Brasil evolua culturalmente, cientificamente, tecnologicamente e que possamos formar alunos conscientes, trabalhadores com responsabilidade e com possibilidade de organizar uma nova sociedade.
Nem tudo cabe só a escola, a família, mas também as políticas de educação juntamente   com as instituições onde o aluno possa fazer seus estágios e ser qualificado para uma profissão que o valorize como trabalhador e cidadão.