“Diante do conhecimento da pluralidade e da diversidade presente no ambiente escolar e do fato de não podermos prescindir de uma motivação ou um guia nas ações desenvolvidas pelo individuo, podemos compreender a necessidade de coletivamente, e de forma racional firmarmos acordos, buscarmos consenso, e estabelecermos contratos sociais para orientar a organização da educação de qualidade social”. Elias (1993)
É fato que o espaço escolar precisa ser racional e prático, de forma a entender as necessidades de cada educando, mantê-los motivados mesmo diante das diversidades.
O ponto principal que podemos analisar é que mesmo com todo o bom senso e intenção dos governantes em manter o espaço escolar somente como veículo de ensino, a nosso ver não atende essas necessidades propostas por este prévio estudo.
Por outro lado notamos que o individuo como um todo, principalmente a família esta gradativamente transferindo para o espaço escolar e seus educadores a responsabilidade também de educar, fato este que não podemos ignorar, pois no decorrer das atividades curriculares nos deparamos com alguns problemas familiares, que são incluídos naturalmente na esfera escolar.
É certo que esse tipo de aproximação do alunado e o professor não pode jamais interferir no conhecimento e tampouco na forma de ensinar, pois temos que entender as necessidades coletivamente.
Até esse ponto, notamos que é preciso verificar todos os pontos, todas as regiões, diversidades, necessidades, ecossistemas, e principalmente a realidade social, pois não podemos atingir todas as necessidades do aluno sem uma ampla reforma, e que devera contemplar não só o ensino médio, mas o estudo na sua plenitude.
Não podemos deixar de destacar a figura no Gestor Escolar, que com todas as dificuldades, que são crescentes a cada ano, e tenta conviver com a realidade imposta com cada comunidade, tendo que dividir todas essas funções e cobranças com os dogmas existentes apresentadas pelas Leis curriculares, as quais precisam que urgente renovação.
ORIENTADORA DE ESTUDOS: ALESSANDRA VILARINHO CHAVES
CURSISTAS:
Brasília de Fátima Araujo Oliveira
Edson José Alves
Evelyn Nunes Santos
Leila dos Santos Hassan Nascimento
Maria Bernardete Machado
Veridiane Grigoleti Gonçalves
Roseli Nogueira de Lima
Simone Martins Pinto Griguç
Tirza Cunha Pires