Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista- Paranaguá- ETAPA 2 - CADERNO 3 - REFLEXÃO E ACÃO 4 – ATIVIDADE EM GRUPO – Debate sobre fontes e geração de energia elétrica
Orientadora: Luciana Barcelos dos Santos
Professores cursistas:
Giselle Patricia Ignacio
Andreia Rodrigues Ribeiro
Adilson Cardoso Pires
Oriel Schneider
Cristiane Pinto Dias
Inalda Santos da Luz
Sarita dos Santos Silva
Debate sobre fontes e geração de energia elétrica
Objetivo(s) :
- Conhecer a forma como a energia elétrica é gerada nos diferentes tipos de usinas.
- Analisar os prós e contras da utilização de diferentes fontes de energia, considerando impactos ambientais, econômicos e sociais.
- Exercitar a prática do debate, elaborando argumentos favoráveis e contrários a utilização de cada uma das fontes de energia que podem ser utilizadas no processo de geração de energia elétrica.
Conteúdo(s):
- Processo de geração de energia elétrica com base na Lei de Faraday.
- Fatores ambientais, econômicos e sociais associados à utilização de diferentes fontes de energia, utilizadas no processo de geração de energia elétrica.
Ano(s): 6º, 7º, 8º e 9º - Tempo estimado: 10 aulas.
Material necessário:
- Multímetro, motor elétrico com ímãs ou bobinas de fio de cobre esmaltado e ímãs, pilhas,(opcional para a demonstração de como a energia elétrica é gerada)
- livros sobre geração de energia elétrica, vídeos e animações sobre o processo de geração e distribuição de energia elétrica
- Documentário “Obras incríveis – Itaipu” da National Geographic
Desenvolvimento:
1ª etapa
Em um primeiro momento relatar a situação atual da matriz de energia elétrica brasileira e fazer a comparação com os tipos de energia elétrica utilizada por outros países por meio da apresentação de gráficos, diagramas e tabelas.
Posteriormente, indagar os educandos com relação a “Por que a conta de luz subiu?” e “Qual a fonte de energia mais sustentável?”.
2ª etapa
Elaborar uma apresentação para que posso ser explicado os cinco tipos de energias mais comuns de usinas de energia: hidrelétrica, termelétrica, eólica, solar e nuclear – buscando enfatizar que em todos eles o processo de geração de energia elétrica é o mesmo: um gerador é acionado e gera energia elétrica. O que muda em cada tipo de usina é a fonte de energia utilizada para acionar o gerador.
Deve-se detalhar o processo de produção e os riscos de danos ambientais de cada uma. Para estimular a compreensão da complexidade de instalação de uma hidrelétrica de grande porte, fonte de energia explorada pelo Brasil, pode-se usar como recurso o documentário “Obras incríveis – Itaipu”, da National Geographic.
Alguns links interessantes que o professor pode conferir estão listados a seguir:
• Fontes Alternativas de Energia
• Como funciona a energia nuclear
• Como funciona a energia eólica
• Energia Eficiente: animações e jogos educacionais
• Eletricidade: entre o quente e o frio
• Eletricidade: eletricidade e água
Propor as alunos um Desafio Energético, isto é, a elaboração de uma malha energética de uma cidade imaginário onde 5 grupos devem ficar com os 5 tipos de energias mais comuns.
3ª etapa
Terminadas as aulas expositivas o professor deve se concentrar na elaboração/criação da malha energética da cidade, uma vez que os grupos devem entrar em um consenso para que seja escolhido um nome para a cidade.
Os grupos devem pensar no seguinte cenário: se eles fossem os responsáveis pelo setor energético do Brasil e havendo a necessidade de aumentar a geração de energia elétrica, como eles fariam essa ampliação levando em conta fatores ambientais, econômicos e sociais?
Os estudantes devem ser informados que eles farão um debate, como se estivessem defendendo o investimento no tipo de usinas que eles estão defendendo. Nesse debate, eles precisarão ter dados (valor investido em cada usina, pós, contras, danos ambientais e mão-de-obra para manutenção) e informações para defender a sua usina e apontar por que os outros tipos não são os mais indicadas. O educador pode desenvolver um cronograma para organizar o tempo que cada equipe terá para pesquisar essas informações e quando será o debate. Os alunos podem optar por, antes do debate, realizar apresentação em slides para demonstrar suas propostas.
Pergunte aos alunos qual é a melhor forma de se gerar energia elétrica: a partir da energia das águas represadas (hidrelétrica), da queima de combustíveis fósseis (termelétrica), da energia liberada na fissão nuclear (termonuclear) ou da energia obtida dos ventos (eólica)? Para responder essa questão, eles devem saber antes quais são os critérios que deverão ser considerados. Do ponto de vista econômico, por exemplo, as usinas termelétricas são uma das melhores formas, uma vez que utiliza um combustível muito barato (carvão mineral) e podem ser instaladas em qualquer lugar. No entanto, do ponto de vista ambiental, essas usinas são muito poluentes e liberam na atmosfera o carbono que estava aprisionado na crosta terrestre há milhares de anos. Procure enfatizar que em todas as formas de geração de energia há pontos a favor e contra, conforme os critérios que se leva em consideração.
4ª etapa
Para repertoriar a turma sobre as diferentes formas de debate presentes na mídia e como um debate se desenvolve, peça que ouçam alguns debates sobre diferentes temas (o professor pode encontrar debates no site da CBN ou aconselhar que o estudante assista a debates esportivos transmitidos por alguns canais de televisão nas noites de domingo).
Os alunos não devem se prender ao tema que está sendo debatido, mas sim na forma como cada participante apresenta suas informações e seus pontos de vistas, de que forma utilizam informações apresentadas por outros para defender a sua posição, que estratégias utilizam para desacreditar os outros participantes. O docente pode destacar também a importância de se haver regras em um debate, para que todos tenham tempo de expor suas ideias de forma clara e organizada (e não da forma como ocorrem nos programas esportivos e alguns debates políticos).
5ª etapa
Organizar o debate de forma que todas as equipes tenham os mesmos tempos para apresentar a defesa do seu tipo de usina. A seguir, cada equipe poderá apontar os problemas que encontraram para os outros tipos de usinas. Cada equipe deve apresentar a defesa dos pontos destacados. Durante o debate, o professor pode organizar na lousa os argumentos apresentados em defesa ou contra a utilização dos diferentes tipos de usina.
6ª etapa
Após todas as equipes apresentarem suas informações, verifique na lousa se algum dos argumentos apresentados não foi respondido. Ao final do debate, o educador deve pedir aos alunos que observem o registro na lousa e, com base nessas informações, decidam qual dos tipos de usinas escolheriam, ressaltando que a decisão deve ser com base somente nos argumentos apresentados
.
Avaliação
Ao invés de optar pela metodologia de monólogo, exercícios, testes e avaliação a situação-problema que contará como avaliação para o bimestre será o desenvolvimento de uma malha energética de uma cidade imaginária.
O docente deve verificar durante o debate, como os alunos reagem quando suas ideias são questionadas, e observar se os alunos conseguem transformar as informações que pesquisaram em argumentos de defesa e ataque aos diferentes tipos de usinas.
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