PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENO DO ENSINO MÉDIO
CADERNO 2 – CIÊNCIAS HUMANAS
O caderno II do Pacto – Ciências Humanas - propõe um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas História, Geografia, Sociologia e Filosofia, integrando o conteúdo destas com outras disciplinas/áreas de conhecimento.
Ficou claro aos professores do Colégio Estadual Tancredo Neves que a interdisciplinaridade deve ser trabalhada por meio da seleção do conteúdo curricular, e não de temáticas, como sugerem os cadernos do MEC no decorrer do curso.
O grupo conclui que, não somente na área de Ciências Humanas, mas, em todas as áreas de conhecimento o plano de aula do professor deve ser elaborado de maneira que o conteúdo seja trabalhado em acordo com a realidade dos alunos. As juventudes hoje, são diferentes de quando éramos estudantes. A adesão à tecnologia moderna demonstra que a cada dia as pessoas estão cada vez mais conectadas com a realidade. Por isso, o processo de ensino e aprendizagem precisa ser pensado de maneira a contemplar os eixos integradores do currículo - trabalho, ciência, tecnologia, cultura, enfatizando o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico.
Refletindo sobre a intenção do redesenho curricular, a perspectiva da integração de conteúdos representa o aspecto mais importante da discussão, pois, trata-se de um desafio para muitos professores à medida que lhes requer maior compreensão sobre a totalidade dos componentes curriculares na forma de disciplinas e outras possibilidades de organização do conhecimento escolar.
Essa forma de organização é muito importante para que o professor possa oferecer aos alunos uma formação mais humana e integral. Por isso, ela parte de quatro dimensões fundamentais: a) compreensão sobre os sujeitos do Ensino Médio considerando suas experiências e suas necessidades; b) escolha de conhecimentos relevantes de modo a produzir conteúdos contextualizados nas diversas situações onde a educação no Ensino Médio é produzida; c) planejamento que propicie a explicitação das práticas de docência e que amplie a diversificação das intervenções no sentido da integração nas áreas e entre áreas; d) avaliação que permita ao estudante compreender suas aprendizagens e ao docente identificá-las para novos planejamentos.
Considerando que nossos alunos estão tendo maior acesso aos recursos tecnológicos, é preciso refletir sobre a dinâmica das aulas, principalmente por meio da integração curricular, através da qual podemos ensinar com o uso das tecnologias disponíveis, como o celular, por exemplo.