PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES – EFMP
FRANCISCO BELTRÃO -PR
WIKI FINAL – ETAPA II – 2015
Ações realizadas a partir do PACTO e que tiveram maior repercussão no fazer pedagógico.
Prática da interdisciplinaridade com base nos passos propostos no caderno 3 do MEC, onde o professor trabalha um conteúdo a partir do conhecimento prévio dos alunos, depois problematiza-o, organiza e realiza atividades do ponto de vista científico, avalia o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes e, por fim, propõe uma releitura sobre o estudo realizado com o objetivo de se construir novos saberes.
Relação do conteúdo com a realidade, promovendo maior sentido à vida dos estudantes.
Integração de conteúdos de uma determinada disciplina com os de outras disciplinas ou áreas de conhecimento. Incialmente, isso gerou uma gama de dúvidas e de dificuldades em como e o quê trabalhar. No decorrer do curso e das atividades, a maioria dos professores aprovaram a forma de trabalho.
Conhecimento da realidade dos jovens estudantes, o que fez com que houvesse maior proximidade na relação professor-aluno e maior reconhecimento acerca dos desejos, anseios e necessidades dos jovens.
Ações realizadas a partir do PACTO e que tiveram maior repercussão na melhoria do aprendizado dos estudantes.
A integração de conteúdos, quando aliada ao diagnóstico da realidade e à proposta de pesquisa para os alunos, foram fundamentais para que houvesse um crescimento considerável no interesse dos estudantes pelas atividades propostas por seus professores. Com isso, eles tiveram a oportunidade de participar desde a construção do planejamento de uma aula até a discussão do caráter científico dos conteúdos trabalhados. Isso também permitiu-lhes compreender o efeito da ação humana sobre o real, e de como o conhecimento pensado cientificamente pode influir sobre os aspectos que envolvem o processo de desenvolvimento humano e social.
Fatores que dificultaram/ impediram a realização de atividades planejadas no PACTO.
Em virtude dos compromissos com outras escolas, alguns professores não conseguiram conciliar as atividades propostas pelo Pacto num curto período de tempo (entre uma e duas semanas de encontros coletivos). Para eles, é necessário haver um tempo maior para a realização de leituras complementares, preparação e realização de atividades extraídas do Pacto em sala de aula.
Organização/ alterações de currículo propostos para o Ensino Médio, que mais atenderia as reflexões realizadas nos encontros do Pacto.
Manter a atual organização curricular das DCE.
Promover ação interdisciplinar por meio de conteúdos (não de temas) entre disciplinas ou áreas de conhecimento, considerando a importância dos eixos integradores “trabalho, ciência, tecnologia, cultura”.
Contextualizar os estudos realizados em sala de aula, promovendo real sentido à vida dos alunos.
Tornar a pesquisa um princípio pedagógico como fonte de aquisição de conhecimento científico.
Considerar o conhecimento científico como centro do processo educativo, sendo o aluno o sujeito da aprendizagem e, o professor, seu mediador.
Reelaborar o PPP com base nas ações de integração curricular estudadas e discutidas pelos cursistas.
Proposições para o PACTO para a próxima etapa: O que pode ser eliminado e o que deve ser acrescentado com relação a Proposta Curricular do Ensino Médio.
Aprofundar a forma de ação interdisciplinar por disciplinas ou áreas de conhecimento, promovendo melhor compreensão, maior tempo para debate e realização de experimentos.
Dar maior ênfase a conteúdos clássicos nos cadernos do MEC.
Descartar a ação interdisciplinar por meio de temas geradores, considerando como correta a ação interdisciplinar por meio de conteúdos.
Ampliar o número de vagas para professores cursistas, mantendo os atuais inscritos.