O Ensino Médio no formato atual com estipulado pela LDB ( 1996 ), estipula o Ensino Médio como função formativa e etapa de conclusão da Educação Básica um direito do trabalhador brasileiro e de toda a população .
O EM oferecido atualmente não é ofertado de forma adequada as necessidades do aluno podendo proporcionar a permanência do mesmo na escola . O Currículo desatualizado e desvinculado da realidade , escolas sem infra estrutura adequada sem recursos materiais para o desenvolvimento de projetos ou propostas diversificadas para incrementar o currículo básico do EM, que são atividades atrativas contribuindo para que o aluno se desenvolva e participe mais de cada disciplina.
Uma das formas para levantamento de dados seria através de uma pesquisa com uma ficha de questionário no ato da matrícula para análise de perfil social , econômico e cultural de nossos alunos . Com esses dados podemos fazer um levantamento de possíveis ações e encaminhamentos para sanar falhas no processo de ensino-aprendizagem.
A escola é um espaço de vivência e convivência , onde se estabelecem relações sociais entre todos os sujeitos que dela fazem parte. Esse ambiente constitui-se como um espaço de diversidade, das diferenças e dos conflitos entre gerações. Sendo assim, é um ambiente propicio a promoção de uma cultura de educação em direitos humanos , voltado para o respeito , á dignidade humana de todos os sujeitos que significam este local e são imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para tanto , o ambiente educativo deve fomentar na prática diária da escola e de toda a comunidade escolar , os princípios de cooperação , participação de respeito nas relações escolares der combate a discriminação disciplina , respeito aos direitos das crianças e adolescentes e dignidade humana .
Portanto , no projeto de formação humana integral propõe-se a superar as dificuldades e enfrentar os desafios fornecendo aos alunos a integração entre cultura e trabalho proporcionando aos alunos uma educação integral capaz de oportunizar a compreensão da vida no âmbito social , da educação técnico- científica , da história , na dinâmica do trabalho . Para isso , necessitaria de uma aproximação do sistema com a prática educativa adequando a estrutura física de cada unidade a um currículo específico que venha de encontro á realidade a qual estão inseridos .
Como o próprio texto sugere , dependemos de políticas públicas democráticas quer enfrentem as necessidades e atendam à particularidade e diversidade das demandas sociais para realizar mudanças que promovam a superação da estrutura social que é desigual segundo regulamenta o projeto de lei número 8035/2010 , que visa universalizar até 2016 o atendimento a toda a população de 15 a 17 anos . Essa universalização é voltada para jovens nessa faixa etária e tem como projeto a inclusão em período integral adequando um currículo para integrar esses jovens com a sociedade e o mercado de trabalho.