Colégio Estadual Silveira da Motta - A infra estrutura do Ensino Médio

O  Ensino Médio  no  formato  atual com  estipulado pela  LDB ( 1996 ), estipula  o  Ensino  Médio   como  função  formativa  e   etapa  de  conclusão  da  Educação  Básica um  direito  do  trabalhador brasileiro e  de  toda  a população .

O  EM  oferecido  atualmente  não  é  ofertado  de  forma  adequada  as  necessidades   do  aluno  podendo  proporcionar  a permanência  do  mesmo  na  escola . O  Currículo  desatualizado e  desvinculado da  realidade , escolas  sem    infra  estrutura  adequada  sem recursos materiais  para  o  desenvolvimento  de  projetos  ou  propostas diversificadas  para  incrementar  o  currículo  básico do  EM, que  são  atividades  atrativas contribuindo  para  que  o  aluno  se desenvolva e  participe  mais  de cada  disciplina.

Uma  das  formas  para  levantamento  de  dados  seria  através  de  uma  pesquisa  com  uma ficha  de  questionário no  ato  da matrícula para  análise  de  perfil  social , econômico e  cultural de  nossos  alunos . Com esses  dados  podemos  fazer  um  levantamento de  possíveis  ações  e   encaminhamentos  para   sanar  falhas no  processo  de  ensino-aprendizagem.

A  escola  é um espaço  de  vivência  e  convivência , onde  se  estabelecem  relações  sociais  entre  todos  os    sujeitos  que  dela  fazem  parte. Esse  ambiente  constitui-se como  um  espaço  de  diversidade, das  diferenças e  dos  conflitos entre  gerações. Sendo  assim,  é  um  ambiente  propicio  a promoção  de  uma  cultura de  educação em  direitos  humanos  , voltado  para  o  respeito , á  dignidade  humana  de  todos  os  sujeitos que  significam este  local  e  são  imprescindíveis  para  a  construção  de  uma   sociedade  mais  justa  e  democrática. Para  tanto , o  ambiente  educativo deve  fomentar  na  prática  diária  da  escola  e  de  toda a  comunidade  escolar ,  os  princípios  de cooperação , participação  de  respeito  nas  relações  escolares  der  combate  a  discriminação  disciplina , respeito  aos  direitos  das  crianças  e  adolescentes  e  dignidade humana .

Portanto , no  projeto  de  formação  humana   integral  propõe-se a  superar  as  dificuldades  e  enfrentar  os  desafios  fornecendo aos  alunos  a  integração  entre  cultura  e trabalho proporcionando aos  alunos  uma  educação  integral capaz  de  oportunizar  a  compreensão  da  vida  no  âmbito  social , da  educação técnico- científica  , da  história , na  dinâmica  do  trabalho . Para  isso ,  necessitaria  de  uma  aproximação  do  sistema  com   a prática  educativa  adequando a  estrutura  física de  cada  unidade a  um  currículo específico  que  venha  de encontro á   realidade a  qual  estão  inseridos .

Como  o  próprio  texto  sugere , dependemos de  políticas  públicas  democráticas  quer  enfrentem as  necessidades  e  atendam  à  particularidade e  diversidade  das  demandas  sociais  para  realizar  mudanças  que  promovam  a  superação  da  estrutura  social que  é  desigual segundo  regulamenta  o projeto  de  lei  número 8035/2010 , que  visa  universalizar até 2016 o  atendimento a  toda  a  população  de  15 a   17  anos . Essa universalização é  voltada  para  jovens  nessa  faixa etária  e  tem  como  projeto a  inclusão  em  período  integral  adequando  um  currículo para  integrar  esses  jovens  com  a  sociedade e o mercado  de  trabalho.