Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno IV - Etapa II - Pacto 2015

Se a nossa capacidade de conhecer o mundo está intimamente ligada a nossa capacidade de interagir, um ser isolado não tem como conhecer o mundo antes da linguagem.
   No filme “O Enigma de Kaspar Hauser” o personagem traça um caminho inverso por se basear em fatos que não pôde fazer experiência. A interação sempre precária depois do cativeiro o leva a um processo de conhecer confuso. O enigma que fica é, justamente, saber como ele foi civilizado, como nascemos e vivemos como animais quando não temos quem nos ensine e se já nascemos com a capacidade de nos comunicar.
 a)  Cinco práticas de linguagem
o Leitura
o Produção de texto
o Oralidade
o Representação
o Análise linguística
 b)  Compreender a linguagem é entender melhor o processo sociocultural da humanidade. É pela linguagem que interagimos com os outros, expressamos nossos pensamentos e emoções e construímos cultura, uma vez que passamos nossas experiências e nosso aprendizado de geração a geração. Assim, para tudo o que se tem a dizer há uma expressão adequada, pronta e disponível. Com ela, vamos representando o mundo e as ações que nele praticamos.
   A Revista Veja – Edição: 2289 -03/10/2012, encontrada no acervo digital da revista no www.acervoveja.digitalpages.com.br/home.aspx traz na capa a seguinte manchete principal :“Força de vontade”, tema importante para discutir com os alunos através da leitura que pode ser feitas em seus tablets , se tiverem , coletivamente no laboratório da escola , ou através de vídeo feito pelo próprio professor .Assim , eles poderão observar o padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e mulheres e esse padrão, muitas vezes, pode trazer riscos para vida deles.
Primeiramente, seria necessário folhear a revista e junto com eles descobrir os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de outras áreas, para que eles analisem a revista em diversos aspectos, passando tanto pelo conteúdo, como pela identificação dos gêneros textuais predominantes, os efeitos de sentidos procurados, o uso das imagens, o desenho, organização etc.
Os conhecimentos mais valiosos que poderíamos incrementar em nosso currículo e que são importantes para alcançarmos um ensino voltado para o trabalho, cultura, ciência e tecnologia, são as informações que servirão de base para que os alunos entendam para que serve uma revista, como fazer uma revista, quem é seu público-alvo, identificar seus gêneros textuais compreendendo o seu objetivo, etc.
   O interessante mesmo é fazer com que os alunos em grupos criem uma revista digital, dividindo as tarefas para cada um, por isso é que importante conhecer a organização do suporte revista e sua relação com o público-alvo, assim como os gêneros textuais encontrados nesse suporte. Ao realizar o processo de criação de uma revista, o professor vai perceber que os conhecimentos das outras áreas serão importantes para efetividade do projeto, possibilitando assim, a interdisciplinaridade.
   Para desenvolvermos uma metodologia que valorize o trabalho, cultura, ciência e tecnologia, faz-se necessário ter uma visão mais abrangente para que possamos colocar em prática nosso papel de agente político do saber em prol do desenvolvimento humano. A prática, a pedagogia e a abordagem filosófica, devem andar em consonância para que nossos ideais se tornem uma realidade. Diante de novos horizontes que vão se abrindo no mundo da tecnologia, é crucial fazermos uma reflexão sobre o que fazemos aliada à problematização acerca do modo como fazemos e do por que fazemos e da forma como fazemos.
   Partindo desse pressuposto é que vamos percebendo que o perfil do professor dessa nova era, está mais voltado a de pesquisador, inovador e conhecedor das novas Tecnologias da Informação e Comunicação, assim também como criador de novas metodologias.