Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Síntese do Caderno III - Etapa II - Pacto 2015

As Ciências da Natureza recebem o estigma de área mais complexa do saber, sendo constituída pelas disciplinas consideradas mais “difíceis” pelos estudantes do Ensino Médio. Entretanto, esta área do conhecimento possui fundamental importância para os jovens, pois, ela permite que estes assimilem pressupostos científicos e tecnológicos que lhes permitirão, futuramente, estabelecer relações entre a realidade em que vivem e o uso adequado das tecnologias e das descobertas científicas. Dessa forma, os componentes curriculares da Biologia, Física e da Química, enquanto divisões das Ciências da Natureza contribuem com a formação humana integral dos estudantes de nível médio.
            A educação científica proporcionada pela escola pública deve “alfabetizar cientificamente” os educandos, contribuindo com a formação de concepções de mundo coerentes com a realidade. É importante salientar que esta “alfabetização” visa, além da apreensão de conteúdos, uma percepção crítica dos avanços científicos, analisando também suas consequências nocivas. As novas DCNEM indicam que devemos trabalhar de maneira integrada os conhecimentos científicos, por isso precisamos superar a divisão contida no currículo atual. Para tanto, é necessário que iniciemos por incentivar os estudantes a refletirem e estabelecerem relações entre os conhecimentos, assim poderão adquirir o entendimento que a ciência se encontra em todas as áreas do viver humano.