COLÉGIO ESTADUAL SEBASTIÃO SAPORSKI- INTEGRAÇÃO CURRICULAR CADERNO IV-COORDENADOR NÉDIO LUIZ BAGATINI

Caderno IV ÁREAS DE CONHECIMENTO INTEGRAÇÃO CURRICULAR

O conhecimento que está na escola é o conhecimento cientifico, porém ocorre transformações do saber. Isso se faz necessário, pois o professor ao preparar suas aulas precisa chegar ao nível do aluno, para que assim possa fazer sentido. (Transposição –Didática) e se adaptar as particularidades. A interdisciplinaridade não é assunto novo e chega a acontecer dentro da escola ainda que de forma fragmentada em algumas disciplinas. Diante disso, pode-se afirmar que para que ocorra na sua totalidade tem que envolver todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Para tanto seria necessário dedicação exclusiva dos professores. Vale destacar que, durante um ano e outro, ocorre mudanças de profissionais que atuam dentro das instituições escolares e isso vem de encontro com a fragmentação curricular disciplinar, sem contar casos em que o professor hoje está lecionando no ensino fundamental e no próximo ano passa a lecionar no ensino médio ou vice-versa. Conforme (CADERNO IV). “As áreas de conhecimento na organização curricular, portanto, devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos de saber, ampliando o diálogo entre os componentes curriculares e seus respectivos professores, com consequências perceptíveis pelos educandos e transformadoras da cultura escolar rígida e fragmentada.”
O homem produz sua existência social pelo trabalho que é a realidade humana, material e social. È impossível pensar como um todo se somos oriundos de culturas diferentes. A esse respeito o caderno IV explicita: Não há, portanto, ser humano fora da cultura e, nesse sentido, é absurdo considerar a existência
de alguém que não tenha cultura. A cultura é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objetos, conhecimentos,etc.
Nossos alunos hoje em dia desfrutam de uma série de informações por meio da tecnologia, porém não conseguem internalizar e se apropriar dos conhecimentos fazendo associações na totalidade.” Concorda-se então com o Caderno IV quando relata: “Atualmente, vivemos em meio a uma enorme quantidade de conhecimentos especializados que sabem de quase tudo sobre quase nada”), facilmente disponíveis (meios de comunicação, internet, Google, Wikipédia, biblioteca etc.); no entanto, encontramo-nos totalmente alienados e inseguros diante das questões fundamentais
das nossas vidas pessoal e coletiva (CADERNO IV).
A tecnologia não apenas utiliza o conhecimento cientifico como também o modifica. Essas questões são evidenciadas pelo grupo em torno de reflexões a do trecho retirado do livro” Carta de Theo” de Vicent Van Gogh.” Eis o que penso sobre o lápis de carpinteiro. Os velhos mestres, com o que teriam desenhado?... O carvão é o que há de melhor, mas quando se trabalha muito, o frescor se perde, e para conservar a precisão é preciso fixar sem demora.... Mas se alguém inventasse uma boa pena para trabalhar ao ar livre, com tinteiro, o mundo talvez visse mais desenhos à pena.” Fica claro que, o ser humano é produto de sua realidade a qual se apropria e transforma trabalho e tecnologia e corresponde ao momento de evolução. Destaca-se também outro trecho “Com carvão mergulhado na água pode-se fazer coisas excelentes, pude ver isto com Weissenbruch; o óleo serve
para a fixação e o preto torna-se mais quente e mais profundo. Mas é preferível que eu faça isto daqui a um ano e não agora. Por fim pode-se concluir que, o que é considerado tecnologia hoje pode não ser mais no futuro, pois está em constantes avanços a medida, em que o homem se apropria do conhecimento e transforma á sua realidade.

Como atividade a ser executada de forma interdisciplinar o grupo assim sugeriu

• Português Literatura/ produção de texto
• Aula de campo Visita a uma fábrica de lápis
• Artes- Artista Van Goh/ grafitagem
• Matemática- Probabilidade
• Biologia - Fonte de energia dos combustíveis fosseis e as consequências para o meio ambiente.
• Geografia- Componentes do solo Minerais/ espaço geográfico/ exploração do carvão.
• Química- Ciclo do carbono/ substancia puras e mistura
• Física- Luz e cor.
• História- Historia do Brasil / Colonização/ Carta de Pero Vaz de Caminha.
• Sociologia- Homem e o Trabalho.
• Filosofia- Progresso Cientifico - Espanhol – Leitura/ tradução e vocabulário
• ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR INTEGRADA

Reflexão e ação “Ligações Clandestinas Causam Riscos de Incêndio.

• Objetivo: Compreender e propor mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica.

1-Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas tecnológicas,econômicas,históricas,ambiental e social .
Conjunto de questões que servem à seleção de conteúdos; ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização.

Energia elétrica
Investigar problemas e tendências econômico-sociais e culturais característicos da região, de modo a tomar questões que sejam relevantes para essa comunidade e que possam tornar-se motivadoras de projetos de trabalho com os estudantes.

* Trabalho sistematizado com leituras de publicações diversas.
“Ligações clandestinas causam riscos de incêndio.”

2- Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado.

A realidade que cada aluno possui: A conta da energia elétrica.
Seleção integrada dos conteúdos de ensino. Teorias e conceitos aqui explicitados constituem os conhecimentos necessários para resolver a problematização e, assim, estruturar os conteúdos de ensino selecionados.

3- Localizar as teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência
(áreas do conhecimento, disciplinas científicas.

Português- Textos Publicitários, Física Eletrodinâmica Eletricidade- Geografia-IDH Espaço geográfico grandes centros urbanos- Biologia- Meio ambiente saneamento básico/ Matemática- Medidas áreas/ Espanhol Vocabulário - Artes Obras de Vik Muniz- Trabalho com sucatas.
Identifica-se, assim, a raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes curriculares adquiram sentido e propósito no currículo em vez de reproduzirem as orientações de livros ou manuais.

4- Identificar relações dessas teorias e conceitos com outros do mesmo campo (disciplinaridade). Ampliação e complementação dos conteúdos de ensino selecionados a partir da problematização, considerando que a aprendizagem real de um conceito — isto é, de forma não pragmática ou somente instrumental — implica apreendê-lo na relação com outros conceitos que dão unidade epistemológica a um campo científico. Identificar relações com outros conceitos de campos distintos (interdisciplinaridade)

Fazer uso das tecnologias para elaboração de Folder e Panfletos Informativos, explicativos que podem ser distribuídos à comunidade.
Indicação de abordagens interdisciplinares necessárias à explicação do problema na sua totalidade.