COLÉGIO ESTADUAL SÃO PEDRO-ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - CADERNO 4

Professores cursistas: Alana, Ademar,Danae, Lauremi, Keiti, Marcia Luiza, Marcia Sanae, Rosane, Sabrina e Solange.

Após assistir ao filme Ponto de Mutação podemos identificar perfeitamente a ideia da concepção do inter-relacionamento global de todos os seres que compõem o reino animal, vegetal e mineral, em que todas as partículas que conhecemos estão conectadas e que, no entanto, cada uma desempenha uma função específica. Assim deveria também ocorrer com os conteúdos trabalhados dentro da escola, apesar de cada disciplina ter seu conteúdo específico, deveria também estar didaticamente dialogando com todas as outras disciplinas, bem como relacionando  os conteúdos trabalhados à realidade vivenciada pelos alunos, preparando-os tanto à vida prática quanto à iniciação da pesquisa científica e ao mercado de trabalho.
Dentre as discussões abordadas no filme, o que mais chama a atenção é a forma como a física retrata a medicina moderna, que atua consertando os estragos feitos pelo homem à sua saúde, seja substituindo órgãos danificados ou aplicando-lhe remédios que fazem muitas vezes tão mal quanto bem em nossos organismos, ao invés de desenvolver um trabalho preventivo  à saúde, começando por uma alimentação adequada e mais saudável.
Por sua vez a alimentação, assim como um idioma, é um patrimônio cultural de cada povo, porém deveria receber mais atenção nos currículos escolares, pois é a base para uma vida saudável, condição essencial para um melhor aprendizado. No entanto o que vemos, é que esse patrimônio cultural está lentamente num processo de extinção devido a invasão de produtos artificialmente produzidos e conservados, por meio de processos químicos que causam doenças.
O texto relata o uso da tecnologia nas mãos de artistas, sendo que  foge um pouco da realidade escolar, onde o professor não recebe  em seu meio acadêmico uma formação adequada de se trabalhar com a mesma no ambiente escolar.  É necessário que o docente se atualize e se desenvolva ao longo de experiências, às vezes não aceitas e outras bem sucedidas. Deparando com diversos problemas como: instrumentos sucateados, falta de materiais, espaços físicos inadequados e salas super lotadas. Tudo isso faz com que os professores percam muito tempo de sua aula para conseguirem organizar materiais, interferindo no seu objetivo.
A falta de material, por exemplo, pode levar o professor a realizar uma aula tecnicista ou com experiências práticas, em que somente o professor faz o experimento e o aluno apenas observa, fugindo da proposta da contextualização no qual o aluno produz seu próprio conhecimento e o professor faz o papel de mediador.
Assim sendo, como forma de discussão em sala de aula, o texto pode ser utilizado como instrumento de direcionamento das diversas  tecnologias que são empregadas pelos alunos, focando principalmente nos aspectos negativos, os quais podem interferir no seu rendimento escolar e nos perigos que este pode ocasionar se usado de forma incorreta.

Na Biologia o tema Alimentação saudável pode ser abordado sendo explicado a função dos alimentos para o nosso corpo onde os alunos por exemplo aprenderam que, os alimentos fornecem substâncias diversas que constituem a “matéria-prima” para a construção das células e que eles atuam também como “combustíveis” em nosso organismo: onde algumas moléculas presentes nos alimentos são “queimadas” durante a respiração celular e fornecem energia necessária para a atividade dos órgãos.
Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se a água, os sais minerais, as proteínas os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. Todas essas substâncias são necessárias para a manutenção da vida.
Em conjunto com a aula de Biologia sobre os componentes dos alimentos podemos integrar Química onde trabalharia as formulas básicas da composição de cada uma das substâncias que compõe a nossa alimentação, a matemática que poderia calcular a calorias dos alimentos ingeridos e ensinar cada a aluno a fazer o cálculo do seu IMC, a Educação Física trabalharia os exercícios e as calorias que teriam que gastar para equilibrar consumo x gasto calórico prevenindo a obesidade entre os nossos alunos, a História poderia abordar doenças causadas por alimentos que dizimaram um grande número de pessoas nos navios e assim por diante.

1o- Os alunos aprenderiam sobre cada função e a importância das diferentes substâncias que compõem a nossa alimentação.

Carboidratos
Em geral têm função energética no organismo, isto é, atuam como “combustíveis”, fornecendo a energia necessária às atividades das células.
As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas.
Existem vários tipos de carboidratos: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose, o amido entre outros.
A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, são moléculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino.
A sacarose, extraída da cana-de-açúcar e da beterraba, é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose.
A lactose é encontrada no leite e é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.
O amido é uma molécula bem grande, formada pela união de centenas de moléculas de glicose. É a reserva natural energética das plantas e não é doce. Encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas raízes (mandioca), certos caules (batata) e em grãos diversos (trigo, milho e feijão). Portanto quando comemos doces e massas estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.
A absorção dos carboidratos é bastante rápida, sendo que a energia é colocada à disposição do corpo imediatamente após a ingestão. Mas, da mesma forma, suas reservas esgotam-se em aproximadamente meio dia após a última refeição. Cada grama de carboidrato fornece 4 kcal.

Proteínas
Principal componente da massa celular. A elas cabe a parte mais ativa na constituição do corpo, tendo papel fundamental na formação no crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos, principalmente dos músculos.
O ser humano precisa ingerir, em média, 30 a 50g de proteínas por dia, o que corresponde a um bife de aproximadamente 150g.
Grande parte das proteínas que produzimos em nossas células tem função plástica ou construtora, isto é, participa da construção de nossos tecidos. As proteínas podem também ter a função reguladora no organismo.

Os Lipídios
Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos. As moléculas de óleo e gordura são formadas pela união de duas moléculas menores, o ácido graxo e o glicerol. Os lipídios também têm função estrutural, eles participam da constituição das membranas celulares.
São exemplos de alimentos ricos em lipídios: leite integral, ovos, castanha de caju, coco, azeite e carne com gordura.
A gordura animal é rica em colesterol que, em excesso, causa sérios danos ao organismo. No entanto, na quantidade adequada, a gordura produz, no organismo, ácidos graxos e glicerol, que desempenham diversas funções e reações químicas importantes.
As gorduras são indispensáveis ao organismo, mas devem ser ingeridas em quantidades mínimas, pois cada 100g de gordura fornece duas vezes mais energia que 100g de proteínas ou carboidratos.

Vitaminas
As vitaminas são substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais.
As vitaminas desempenham diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo orgânico. No entanto, não são usadas nem como energia, nem como material de reposição celular. Funcionam como aditivos – são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C), que matou tripulações inteiras até dois séculos atrás, quando os marinheiros enfrentavam viagens longas comendo apenas pães e conservas.
A Ciência conhece aproximadamente uma dúzia de vitaminas, sendo que as principais são designadas por letras. Essas vitaminas podem ser encontradas em muitos alimentos, especialmente os de origem vegetal.

2o- Durante uma semana no horário do lanche (no refeitório), os alunos deverão classificar as substâncias presentes nos alimentos consumidos.

3o- Em casa farão as anotações de sua alimentação durante uma semana e depois, na aula de Biologia deverão classificar as substâncias e na aula de matemática calcular uma média de calorias diárias da sua alimentação e na aula de Educação Física fazer uma pesquisa dos exercícios diários e suas calorias gastas para poderem fazer uma relação de caloria consumida e caloria gasta.