COLÉGIO ESTADUAL SÃO PEDRO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ORIENTADORA: Valdenice Miranda Salvador Malvestio                                                                                                                          PROFESSORES CURSISTAS:                                                                                                                                                                    Ademar Tomcix                                                                                                                                                                                   Ana Lucia Beckenkamp                                                                                                                                                                                               Danaê Jacqueline de Aguiar Camilotti                                                                                                                                                Elisandra Luzia Kolling                                                                                                                                                                       Karina Bethania Stefanello                                                                                                                                                                   Keiti Lopes Mestre                                                                                                                                                                                                         Lauremi Martins dos Santos Wentz                                                                                                                                                     Marcia Coppini Baierle                                                                                                                                                                       Márcia Sanae Kajiyama D. Guimarães                                                                                                                                                 Rosane Jankowski                                                                                                                                                                              Solange de Sá                                                                                                                                                                                                      Etapa ll – Caderno ll
Ciências Humanas
Embora do ponto de vista técnico, todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade seja uma “ciência humana”, a expressão Ciências Humanas em si refere-se somente àquelas ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou então o seu foco, em outras palavras, as ciências humanas consistem nas profissões e as carreiras que tratam primariamente dos aspectoshumanos.

          As ciências humanas, devido as suas bases, assim como a condição humana em si, tem um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que engloba características teóricas em ramos tais como linguística, gramática e filosofia, engloba características práticas através do jornalismo, comunicação social e direito e também engloba características subjetivas, quando entra no ramo da arte.

          Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreensão do mundo, não se pode viver.
          Percebe-se que o estudo das ciências precisa chegar ao educando de maneira prática e realista, para que este entenda o objeto de estudo e sinta prazer em estudar o conteúdo proposto e não apenas decorar para fazer uma avaliação.
          O ponto de partida para articular os conhecimentos aos interesses dos jovens é levantar o perfil da turma, assim será possível fazer um diagnóstico sobre os interesses e conhecimentos prévios dos mesmos. A partir disto será possível definir os objetivos e elaborar um planejamento dentro da realidade do aluno.
Este planejamento deve ser feito de forma articulada e integrada com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste momento, é importante levar em consideração que as ciências da natureza fazem parte da vida e a vida faz parte do homem enquanto ser pensante e possível transformador da realidade.
Para garantir que os jovens se apropriem do conhecimento, o professor deve fazer uso de ferramentas ou metodologias que despertem o interesse e a curiosidade neles. O uso de atividades práticas, simulações, debates, pesquisas, seminários, etc., são práticas pedagógicas válidas para atingir este objetivo.
Portanto, o currículo, coração da escola, espaço central onde atuamos, onde todos somos responsáveis por sua elaboração, deve levar em consideração o conhecimento local e o cotidiano que os alunos trazem para a escola, sendo construído a partir da realidade e do coletivo.