Etapa ll – Caderno ll
Ciências Humanas
Embora do ponto de vista técnico, todo e qualquer conhecimento produzido pela humanidade seja uma “ciência humana”, a expressão Ciências Humanas em si refere-se somente àquelas ciências que têm o ser humano como seu objeto de estudo ou então o seu foco, em outras palavras, as ciências humanas consistem nas profissões e as carreiras que tratam primariamente dos aspectoshumanos.
As ciências humanas, devido as suas bases, assim como a condição humana em si, tem um caráter múltiplo: ao mesmo tempo em que engloba características teóricas em ramos tais como linguística, gramática e filosofia, engloba características práticas através do jornalismo, comunicação social e direito e também engloba características subjetivas, quando entra no ramo da arte.
Geralmente definida como uma ciência “não exata” e de grande margem subjetiva, as ciências humanas são também muito profundas, complexas e de grande importância na sociedade, afinal sem matemática e engenharia não se pode sobreviver, mas sem arte e sem compreensão do mundo, não se pode viver.
Percebe-se que o estudo das ciências precisa chegar ao educando de maneira prática e realista, para que este entenda o objeto de estudo e sinta prazer em estudar o conteúdo proposto e não apenas decorar para fazer uma avaliação.
O ponto de partida para articular os conhecimentos aos interesses dos jovens é levantar o perfil da turma, assim será possível fazer um diagnóstico sobre os interesses e conhecimentos prévios dos mesmos. A partir disto será possível definir os objetivos e elaborar um planejamento dentro da realidade do aluno.
Este planejamento deve ser feito de forma articulada e integrada com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste momento, é importante levar em consideração que as ciências da natureza fazem parte da vida e a vida faz parte do homem enquanto ser pensante e possível transformador da realidade.
Para garantir que os jovens se apropriem do conhecimento, o professor deve fazer uso de ferramentas ou metodologias que despertem o interesse e a curiosidade neles. O uso de atividades práticas, simulações, debates, pesquisas, seminários, etc., são práticas pedagógicas válidas para atingir este objetivo.
Portanto, o currículo, coração da escola, espaço central onde atuamos, onde todos somos responsáveis por sua elaboração, deve levar em consideração o conhecimento local e o cotidiano que os alunos trazem para a escola, sendo construído a partir da realidade e do coletivo.